Parque Residencial São Raimundo já tem sua turma de brigadistas

Moradores do residencial São Raimundo, zona oeste de Manaus, agora contam com o serviço da Brigada de Incêndio, um núcleo de prevenção e combate a acidentes criado no âmbito do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin). Os 31 participantes concluíram nesta sexta-feira (15/07) o curso oferecido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Durante a cerimônia de formatura, os brigadistas receberam certificados de conclusão do curso e, agora, podem atuar na prevenção e combate a sinistros não apenas na envoltória do Prosamin. Eles também podem atuar profissionalmente como bombeiros civis.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a realização do curso cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais do Prosamin, que tem o objetivo de formar uma rede de prevenção dentro das comunidades geridas pela UGPE. “Agora vamos partir para a formação das brigadas dos outros sete residenciais que também passarão pelo processo de regularização”, disse Marcellus.
A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, destacou o papel dos brigadistas e as responsabilidades que assumem de hoje em diante. “Termina a capacitação e começa com uma responsabilidade importante, que não é só agir no momento do incidente, mas também atuar na prevenção. Então, hoje, cada brigadista do Prosamin sai com o olhar mais perspicaz, um olhar mais inteligente para a realidade de sua casa. Aquele fogão, aquela botija de gás, o ferro elétrico nunca mais serão os mesmos e a gente fica feliz por isso”, afirma.
“Todos os projetos desenvolvidos pela UGPE começam com segurança, caminham com a segurança e terminam com a segurança e esse é um momento histórico. É o momento que a gente consegue fechar esse ciclo de passar para a população todos os requisitos que são base para uma boa convivência e uma boa qualidade de vida. A formação da Brigada de Incêndio é fundamental nesse processo inteiro”, ressalta o subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso.
O curso, que tem duração de 20 horas, foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros, que segundo o Comandante Geral do CBMAM Cel BM Orleilso Muniz, tem expertise na prevenção e combate a incêndios domésticos e florestais e busca e salvamento e resgate de vítimas de acidentes. “É essa experiência que passamos para os nossos alunos. Uma Brigada de Incêndio precisa estar preparada para diversas situações e no curso. Fizemos a simulação de situações reais”, destaca o militar.
A dona de casa Orleans Marinho Duarte (55), moradora do Prosamin há sete anos, fez questão de deixar os afazeres domésticos para adquirir conhecimento e virar brigadista. Orleans comemora a conclusão do curso e diz que agora tem uma visão geral de como atuar em momentos de crise. “Eu aprendi muita coisa interessante. Eu e os meus vizinhos de bloco estamos felizes em poder ter esse conhecimento. Hoje, eu sei como socorrer uma criança engasgada, por exemplo. O que eu aprendi aqui, vai servir para muita coisa no dia-a-dia”, conclui a dona de casa.

Essa é a primeira turma de formação de Brigada de Incêndio oferecido pela UGPE em parceria com o Corpo de Bombeiros. Para cumprir os critérios de regularização plena de todos os residenciais do Prosamin, a UGPE pretende formar mais oito turmas de Brigada de Incêndio para que todos os nove residenciais do Programa possam ter sua própria brigada. A próxima turma de novos Brigadistas deve ser capacitada ainda este ano.