Até o final de julho, vão ser 700 crianças e adolescentes participando o Proebom

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou nesta sexta-feira (15/07), a aula inaugural do segundo semestre de 2022 do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) no município Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Cerca de 50 crianças e adolescentes integram o projeto.
A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e contou com a presença do subcomandante geral do CBMAM, Coronel Helyanthus Frank Borges, além de autoridades civis e militares.
Leidiane Rodrigues Alves, 38 anos, mãe de dois adolescentes inscritos no Proebom, disse esperar que o programa ajude seus filhos na disciplina e respeito ao próximo.
“Eu espero que o projeto ajude meus filhos a serem mais disciplinados, obedientes e tudo que eles aprenderem levem para o resto das suas vidas”, disse Leidiane.
O novo aluno Bombeiro Mirim, Abmael Joiquitã de 15 anos, espera aprender muitos com as atividade militares do CBMAM, pois no futuro ele pretende ser um militar.
“Quando eu for maior de idade, eu pretendo servir no Exército, e participando agora do Bombeiro Mirim, será uma grande oportunidade para eu aprender noções de civismo e disciplina”, disse
As vagas oferecidas em Itacoatiara foram destinadas a crianças e adolescentes, estudantes das redes pública e privada de ensino.
Os alunos matriculados irão compor a turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim no período matutino, portanto deverão frequentar a escola em período que não coincida com o horário do programa.
Os bombeiros mirins vão participar do projeto nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h15 às 11h15.

Estão previstos no conteúdo programático curricular, aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente.
O conteúdo formativo compreende ainda educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios.
O CBMAM já iniciou as aulas de 300 bombeiros mirins nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.
Ainda estão previstas aulas inaugurais nos municípios Tabatinga, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão e Distrito do Cacau Pirêra em Iranduba. Até o final de julho, cerca de 700 crianças e adolescentes deverão já estar em salas de aulas.