A estrutura faz parte das obras do Prosai, de requalificação urbanística das áreas da Francesa e dos Palmares

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE
Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) está prestes a dar um passo inédito na mobilidade urbana, com a implantação das primeiras ciclovias da cidade, previstas no pacote de obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). As duas ciclovias compõem o projeto de requalificação urbanística das áreas da Francesa e dos Palmares.
O Prosai Parintins é uma obra do Governo do Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa vai urbanizar a Lagoa da Francesa, com obras de drenagem, mobilidade, habitação, parques e novo sistema de abastecimento de água e cobertura de esgoto, resolvendo problemas ambientais e sociais.


As ciclovias estarão na área de urbanização do Prosai, que inclui praças e parques. Serão construídas nos parques Palmares e Lagoa da Francesa, interligando ao bairro Santa Clara. Conforme o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, serão construídas duas vias de um quilômetro cada, perfazendo dois quilômetros de extensão. As pistas receberão sinalização horizontal e vertical, além de placas de orientação.
Segundo Marcellus Campêlo, as ciclovias chegam como um marco para o município, criando o primeiro circuito cicloviário formalizado em Parintins.
“Em Parintins, é possível observar que grande parte da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Hoje, os ciclistas circulam junto ao trânsito de veículos, algo comum, mas que oferece riscos. Por isso, o ideal é que as bicicletas tenham espaços próprios, garantindo mais conforto e segurança para todos”, explica o secretário.
Marcellus Campêlo considera que o projeto servirá como referência para futura expansão das áreas, pelo município. “Às vezes pode parecer difícil imaginar que, dentro do perímetro urbano, seja possível adequar ciclovias e melhorar os passeios destinados aos pedestres. Porém, isso é totalmente viável por meio de estudos, análises, mudanças de comportamento e, principalmente, da readequação da sinalização viária. As ações de segurança no trânsito serão aplicadas nos parques que o Prosai vai construir, servindo como modelo para toda a cidade”, avalia.


Além da ciclovia, o Prosai prevê melhorias como novos passeios, áreas de lazer, quadras poliesportivas, reflorestamento e recuperação de orlas, reforçando a proposta do programa de transformar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população de Parintins.