Material estava sendo transportado em um caminhão, na AM-010

FOTO: Divulgação/PMAM

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreendeu, na madrugada desta terça-feira (12/07), um caminhão transportando 23,3 metros de carvão vegetal ilegal no quilômetro 53 da AM-010. Além da carga, um homem de 24 anos foi preso.

Por volta das 2h, a equipe fazia o patrulhamento rural na estrada, quando avistou o veículo Ford Cargo 1217, de cor branca, placa HWX-9452, com 280 sacos de carvão, cada um pesando 25 quilos.

Ao ser questionado, o condutor não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), o que caracteriza crime ambiental. Ao todo, a carga foi avaliada em R$ 8 mil. O caso foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

A polícia orienta a população que expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

A PM reforça, ainda, que ao tomar conhecimento de ações criminosas, a população deve informar imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.