Na ocasião foram resgatados 82 quelônios e devolvidos ao habitat natural

FOTO: Divulgação/PC-AM

Policias civis da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prenderam, nesta sexta-feira (15/07), por volta das 10h30, Odair Santos de Oliveira, de idade não identificada, conhecido como “Oda”, por comercialização ilegal de quelônios. A ação ocorreu na rua Canamari, bairro 55, naquele município.

De acordo com o escrivão Emerson Cardoso, gestor da 65ª DIP, as diligências iniciaram após os policiais receberem denúncias, informando que Odair estava vendendo os répteis em sua residência, no bairro mencionado.

“Nos deslocamos ao endereço para averiguar a veracidade da denúncia, e no local encontramos 82 quelônios. Imediatamente comuniquei à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que os devolveram ao habitat natural”, informou o gestor.

A autoridade policial relatou que o infrator foi conduzido à delegacia e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, após isso, foi liberado para responder ao processo em liberdade.