Márcia Perales Mendes Silva integra o grupo de pesquisadores para a elaboração do PNPG-2021/2030

A posse dos membros da comissão especial de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) – 2021/2030 foi realizada, nesta quarta-feira (03/08), durante cerimônia remota, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os novos integrantes está a pesquisadora e diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, que também é membro do Conselho Superior da Capes.
A comissão foi instituída pela Portaria Nº 113/24 de junho de 2022, com a missão de definir as novas diretrizes, estratégias e metas do PNPG, para dar continuidade e avançar nas propostas para a política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.
“Agradeço pela confiança depositada. Considero essa Comissão tão importante, pois foi criada para estruturar um Plano de Pós-Graduação Stricto Sensu para o Brasil para o próximo decênio, é uma oportunidade ímpar para contribuir com a Pós-graduação e, principalmente, uma imensa responsabilidade para a qual não medirei esforços em honrar”, disse Márcia Perales.
Durante a solenidade de posse, a presidente da Capes, Cláudia Mansani Toledo, destacou o momento como de extrema relevância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação, para o cenário de formação de mestres e doutores, assim como para o futuro da qualidade da ciência no país.
“Esta comissão foi formada de maneira muito plural. São professores de altíssima formação, de experiências diversas, mas que têm uma característica muito comum, que é o desprendimento de uma grande causa, que é a educação. Tenho muita convicção de que essa comissão vai desenhar a sua trajetória em cima dessa missão”, disse.
O presidente da comissão especial do PNPG, Esper Abrão Cavalheiro, também reforçou que a diversidade de pessoas, que compõem a comissão, irá facilitar o trabalho para encontrar os caminhos que a pós-graduação merece.
“Vamos precisar do trabalho de cada um, do pensamento e da contribuição. Precisamos fazer a construção de um Plano que dê conta de responder todos os anseios do Sistema Nacional de Pós-Graduação”, observou.
A comissão é formada por 24 membros dividida entre integrantes, presidentes e relatores. Também participam quatros membros de honra do PNPG de representação histórica e diversas entidades de ensino e pesquisa. Confira a lista completa em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/27062022_PORTARIA113_retificada.pdf