Iniciativa busca possibilitar sustentabilidade financeira desse público; inscrições podem ser realizadas até 30 de agosto

Formação inicial de culinária básica regional e de artesanato em macramê. FOTOS: Divulgação/PC-AM

Em Eirunepé, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP), em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), está com as inscrições abertas até o dia 30 de agosto para os cursos de formação inicial de culinária básica regional e de artesanato em macramê, voltados às mulheres que possuem parentesco com custodiados da unidade policial daquele município (a 1.160 quilômetros de Manaus).

Conforme o investigador de polícia Gonzaga Rezende, gestor da DEP, a parceria visa justamente ofertar cursos destinados a esse público, para que as mulheres possam encontrar alternativas de sustentabilidade financeira.

“A ideia surgiu do objetivo de dar oportunidade para essas mulheres terem uma profissão e também contribuir para que elas tenham renda e possam ajudar suas famílias. Essa parceria com o Ifam é muito importante”, ressaltou o gestor.

A professora de Língua Portuguesa do Ifam, Ana Lucena, enfatizou que essa conjuntura é favorável, tendo em vista que possibilita a sustentabilidade financeira das mulheres e, até mesmo, o resgate da cidadania.

“Diante da situação de privação de liberdade de seus familiares, essas mulheres têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. Ações como essa possibilitam elas conseguirem se manter e ter uma vida financeira mais independente, já que do lado de fora, elas são responsáveis, sozinhas, por suas famílias”, disse a professora.

Inscrições

As inscrições nos cursos de culinária básica regional e de artesanato em macramê podem ser realizadas na DEP de Eirunepé, situada na estrada Xidá, bairro Fátima, ou no prédio do Ifam do município, localizado na rua Monsenhor Coutinho, bairro Nossa Senhora Aparecida, onde as aulas vão acontecer posteriormente.