Programação vai até sexta-feira, na sede do Ifam, no Centro

Imagens: Divulgação – Ifam

Com apoio do Governo de Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) iniciou nesta quinta-feira (13/10) a 3ª edição do Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica (Saept). O evento tem como temática “Os desafios da Educação Profissional Tecnológica no Ensino Remoto Emergencial“, e segue até amanhã no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Centro, na avenida Sete de Setembro.

O Saept tem por objetivo promover o debate sobre diferentes modalidades de educação na região amazônica, bem como representar um movimento de consolidação e ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Ifam. O Simpósio recebe investimento via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital Nº 002.2022 e tem como público-alvo estudantes, professores, gestores e pesquisadores da área.

Durante a abertura do evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, ressaltou a parceria existente, entre a Fundação e o Ifam, para o aprimoramento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas. “Essa interlocução permanente com o Ifam tem sido muito importante, e os eventos científicos fazem parte da nossa linha de popularização da ciência, portanto são fundamentais para continuarmos avançando, consolidando a nossa política de CT&I no estado do Amazonas”, destacou.

De acordo com o coordenador do Saept, José Pinheiro Neto, pesquisador em Ciência da Computação, do Ifam, na edição de 2022, será fomentada a discussão a qual permite à comunidade científica, acadêmica, governamental e empresarial uma melhor compreensão em torno das questões da Educação Profissional e Tecnológico (EPT) no uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O simpósio também tem apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Museu da Amazônia (Musa).

Programação

Imagens: Divulgação – Ifam

A programação iniciou pela manhã, com a abertura e posterior realização de debates e mesas-redondas que se estendem ao longo dos dois dias de atividades. A partir das 18h acontecem minicursos, de forma remota, por meio da plataforma Zoom.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.