Estudantes medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia competirão em agosto na Asia International Mathematical Olympiad, no Japão

Estudantes e professores do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, foram recebidos em uma visita à secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça, nesta quinta-feira (08/05). Os estudantes foram medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu em fevereiro deste ano em Bangkok, na Tailândia, e agora irão compor a delegação brasileira que irá competir em agosto na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que irá acontecer em Tóquio, no Japão.

Para competir na Tailândia, o grupo recebeu apoio para a compra das passagens aéreas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e retornaram para o Amazonas com sete medalhas de prata e bronze. Em gratidão, os alunos presentearam a secretária Arlete Mendonça com a “Medalha do Mérito Escolar” do CMPM II.

“Quando nós vemos um adolescente dando certo, é sinal de que o nosso projeto deu certo, e a educação é a única forma de transformar nossas vidas, a educação nos dá oportunidades e são essas oportunidades que nós queremos continuar dando a vocês”, afirmou a secretária.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Os alunos receberam a notícia de que haviam sido selecionados para competir em Tóquio quando ainda estavam na Tailândia, e enxergam nessa oportunidade a chance de continuarem mostrando para o mundo o potencial da educação pública do Amazonas. Para o Coronel Henriques, diretor do CMPM II, o convite em si já representa um prêmio.

“Nós tivemos um apoio maravilhoso do Governo do Estado, da Secretaria de Educação, do comandante-geral, juntos somamos esforços, trabalhamos na capacitação e treinamento dos nossos alunos, e ter o governador nos desejando sucesso, nos encheu ainda mais de garra”, declarou.

Construindo um futuro promissor

Durante a visita, o aluno Matheus Henrique, 14, do 9º ano do Ensino Fundamental, carregava com orgulho o seu certificado de Menção Honrosa pela participação na Olimpíada Internacional de Matemática, na Tailândia. Para Matheus, a viagem foi cansativa, mas tudo o que viveu no país foi incrível e lhe deu ainda mais bagagem intelectual para as próximas competições.

“A minha expectativa para Tóquio é que nós possamos tirar o maior número de medalhas possível, que todos iremos bem na prova, acredito que nós temos capacidade para isso. Com o estudo, a preparação para a prova, com todos os professores que vão nos auxiliar, eu acredito que nós temos capacidade de conseguir medalhas”, disse.

Enquanto os filhos ganham o mundo, os pais e as mães ficam na torcida para que tudo saia como o planejado. São meses de acompanhamento diário da rotina de estudos dos filhos, fortalecendo o vínculo entre família e escola. Para a mãe de Matheus, Wanda Nogueira, toda essa vivência terá impacto positivo no futuro do filho.

“Eu sou muito grata ao Governo do Estado, sou muito grata à secretária de educação, sou muito grata aos professores e à coordenação da escola, porque essa experiência foi uma experiência ímpar. Fez e vai continuar fazendo a diferença”, celebrou.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Olimpíada Internacional

A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta das três melhores instituições internacionais dedicadas ao estímulo do ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A missão da AIMO é estimular o interesse pela matemática e promover a melhoria do seu aprendizado, aumentando a amizade e a cooperação de adolescentes de diferentes países/regiões.

A competição é realizada anualmente desde 2012 e conta com a participação de mais de 2 mil estudantes de 20 países, convidados pelas secretarias regionais da AIMO. Participam das edições estudantes desde o 2ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.