Cerca de 123 novas viaturas foram destinadas aos municípios do interior

Foto: Alex Pazuello/Secom

O Governo do Amazonas reforça a segurança pública no interior com a entrega de 123 novas viaturas, de um total de 252 veículos destinados às Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), que foram entregues pelo governador Wilson Lima, nesta terça-feira (12/08). A medida amplia a presença das forças de segurança nos municípios, aumentando a capacidade de prevenção e resposta contra o crime em todas as regiões do estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que a destinação ao interior é parte de uma estratégia para equilibrar as condições de atuação em todo o estado. “A maioria vai para o interior do estado para recompor a nossa frota, levando tecnologia para fazer o mesmo atendimento que é feito no capital; então é uma entrega importante que vem fortalecer mais uma vez o sistema de segurança”, disse o secretário.

Foto: Alex Pazuello/Secom

A nova remessa é composta por 142 viaturas para a Polícia Militar e 110 picapes para a Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Para o comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva, o reforço amplia ações já implementadas ao longo do ano.

“Este ano já encaminhamos o reforço de efetivo com os mil soldados, que formaram no ano passado. Então, uma parte deles já foram para os municípios do interior e, agora, estamos renovando com as viaturas. Mais equipamento, mais segurança para a população do interior. As equipes do Policiamento Especializado também estão renovando, recebendo viaturas novas com equipamento e tecnologia embarcada atualizada, recente, moderna”, destacou o comandante-geral da PMAM.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Segundo o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, o investimento vai intensificar as operações tanto na capital quanto nas cidades do interior. “Nós temos feito um trabalho muito duro na capital e no interior, com apreensão recorde de entorpecentes. Essas viaturas vêm para reforçar o nosso policiamento. Acreditamos que vamos dar um resultado muito melhor do que já temos dado”.

No município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) o reforço vai ocasionar impacto diretamente nas ruas. O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar da cidade, major Júlio, destacou a importância da entrega. “Essas novas viaturas vão intensificar o maior policiamento na cidade de Iranduba, principalmente, pela tecnologia embarcada que está vindo. A gente vai poder fazer abordagem em viaturas com restrição de roubo, furto e outro tipo de restrição. E com certeza vai contribuir muito para o policiamento da cidade”.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Investimento

Esta é a terceira entrega de veículos realizada pelo Governo do Amazonas em 2025. Em 21 de julho, foram repassadas 369 novas viaturas às forças de segurança e, em maio, 100 motocicletas BMW F900cc reforçaram a frota da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). No total, já foram incorporadas 721 viaturas de duas e quatro rodas, somente este ano.

O investimento faz parte do programa Amazonas Mais Seguro que, desde 2019, já destinou mais de R$ 457 milhões à aquisição de veículos, equipamentos e tecnologias para as forças de segurança.