Novo sistema de iluminação pública do município proporciona maior eficiência energética e segurança aos moradores

O Governo do Amazonas concluiu a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município foi modernizado com 2.912 pontos de LED na sede da cidade e áreas institucionais, somando investimento de R$ 6,8 milhões.

O Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior.

De acordo com o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED proporciona mais luminosidade com uma economia de até 60% no consumo de energia, além de garantir mais segurança para a população.

“O programa proporciona vários benefícios. Além de consumir menos energia, reduzindo o impacto ambiental, o LED possibilita que a população utilize os espaços públicos à noite com mais segurança e, também, que os comerciantes possam estender seu horário de funcionamento”, destacou o secretário.

Além de vias públicas, os serviços também contemplaram áreas institucionais da sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Cemitério Municipal, Ginásio Municipal Padre Leão Martinelli, Hospital Raimunda Francisca e Praça Prosai. A instalação das luminárias foi realizada no período de 7 de agosto a 4 de setembro.

Balanço

O Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 58 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, implantando, até o momento, mais de 110,9 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é atender todos os 61 municípios do interior até a COP30, em novembro, e se tornar o primeiro estado do país a ter 100% de sua iluminação pública em LED, o que está cada vez mais próximo de ser alcançado.