Ferramentas facilitam tomada de decisões estratégicas no segmento de mobilidade

FOTO: Divulgação / Seinfra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra) produziu, de forma inédita e pioneira, um mapeamento completo de todos os modais existentes no território amazonense, com o intuito de facilitar a localização destes meios em cada município e, também, a tomada de decisões quanto à realização de obras de infraestrutura.
Os mapas multimodais informam a localização exata de todos os portos, aeroportos, estradas, ramais, vicinais e hidrovias do interior do estado, bem como o status de cada ponto.
Além disso, há informações ainda mais detalhadas como a localização de ruas, bairros, comunidades rurais, comunidades indígenas, terras indígenas, áreas de proteção ambiental e unidades de conservação existentes nos municípios.
Iniciado em 2019, o trabalho foi desenvolvido pelos engenheiros civis Paulo Esteves e Pedro Paiva, servidores do Departamento de Mobilidade (DMob) da Seinfra, setor vinculado à Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Comunicação (Seaplanc) da pasta.
A iniciativa surgiu da necessidade de fortalecer o banco de dados do Governo do Amazonas e da Seinfra quanto aos modais disponíveis no interior, de modo a facilitar a tomada de decisões e a definição de prioridades quanto às obras mais urgentes e necessárias em cada região.
Dessa forma, foi possível promover a ampliação do acesso à informação e o subsídio a políticas públicas de mobilidade, ordenamento territorial e infraestrutura urbana em todo o Amazonas.
Para a secretária da Seaplanc, Lizandra Brugnara, a iniciativa vai garantir avanços e desenvolvimento para todo o estado. “Os mapas multimodais representam um compromisso da atual gestão em transformar dados em ação. É um investimento estratégico que nos permite enxergar, compreender e cuidar do nosso território como nunca antes, garantindo que o planejamento de obras e o envio de serviços possam alcançar todo o Amazonas, levando benefícios e infraestrutura de qualidade para a população”, ressaltou.
Acesso aos mapas
Entre os mapas disponíveis para download direto no site da Seinfra, através do www.seinfra.am.gov.br, estão o mapa Multimodal do Amazonas e o mapa das Regiões Gerais. E os mapas detalhados por município devem ser solicitados por meio dos canais oficiais da secretaria: Ouvidoria (ouvidoria@seinfra.am.gov.br); protocolo (protocolo@seinfra.am.gov.br); ou Departamento de Mobilidade da Seaplanc (dmob@seinfra.am.gov.br).
Após solicitação, os materiais são disponibilizados e podem ser utilizados por gestores públicos, técnicos, pesquisadores e cidadãos interessados em conhecer melhor o território amazonense e contribuir com o seu desenvolvimento.
Para o chefe do DMob, Paulo Esteves, mais do que estudos e elaboração dessas ferramentas, a disponibilização dos mapas temáticos é um investimento para o avanço da mobilidade amazonense.
“É gratificante saber que por trás de cada linha traçada nesses mapas, há um compromisso coletivo em transformar dados em desenvolvimento, conectando não apenas rotas, mas também oportunidades para quem mais precisa no Amazonas”, destacou.

FOTO: Divulgação / Seinfra
Pesquisa e extensão
Para disponibilização dessas informações, que agora estão à disposição nos mapas, a equipe do DMob/Seinfra realizou pesquisas de campo, estudos e utilizou informações públicas de órgãos e instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o gerente de Rodovias do DMob, Pedro Paiva, um dos grandes desafios na criação dos mapas foi a estruturação do projeto desde a sua concepção.
“Inicialmente, foi necessário estabelecer quais seriam as fontes de dados confiáveis a serem utilizadas, quais informações precisariam ser produzidas do zero, entre outros conceitos. A partir dessa base, o processo envolveu o tratamento e a padronização dos dados, garantindo consistência e qualidade para que pudessem ser integrados de forma eficiente. Dessa forma, o resultado garantiu mapas com precisão técnica e uma visualização clara e objetiva ao usuário final”, explicou.
Os mapas
O conjunto de mapas elaborados pela Seinfra inclui representações detalhadas da região metropolitana, áreas urbanas municipais, delimitações territoriais e regiões imediatas do território amazonense.

FOTO: Divulgação / Seinfra
O mapa Multimodal das regiões apresenta de forma integrada a malha viária estadual e federal, permitindo uma visão estratégica da infraestrutura logística disponível na região. Esse tipo de representação é essencial para o planejamento de obras no segmento de transporte e para a identificação de áreas prioritárias de investimento.
O mapa da Área Urbana traz uma visão detalhada da sede municipal, com a divisão por bairros, sistema viário local, localização de equipamentos públicos e uma versão com imagem de satélite, que permite uma visualização mais realista da ocupação do território e apoia estudos de expansão urbana, monitoramento e diagnóstico territorial.
E o mapa das Regiões do Amazonas organiza o estado em regiões de influência com base nos centros urbanos mais dinâmicos, conforme classificação do IBGE. Essa divisão auxilia na compreensão das relações regionais, da mobilidade da população e da distribuição de bens e serviços em todo o estado.