Evento teve como objetivo apresentar oportunidades para avanço do mercado de gás natural

Foto: Divulgação/Cigás

Em uma iniciativa que reforça seu compromisso com a inovação tecnológica e a transição energética, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) promoveu o workshop “Gás Natural: soluções e oportunidades” em Manaus. O evento reuniu mais de 100 representantes dos segmentos industrial, comercial e de transporte, tendo como objetivo apresentar as mais recentes soluções tecnológicas e impulsionar a transição energética no estado.

“A avaliação do evento foi extremamente positiva, tivemos a participação de representantes da indústria, comércio e do segmento veicular, que já utilizam o gás natural e podem diversificar o uso, e também de potenciais interessados e de outro lado, representantes de empresas que oferecem soluções inovadoras para atender diversas demandas, apresentando seus portfólios e cases de sucesso, além de um momento voltado ao networking”, destaca o gerente de Comercialização e Marketing da Cigás, João Salomão.

Um dos destaques do evento foi a solução de climatização movida a gás natural, da LG, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com atuação em diversos ramos. O representante da empresa, Victor Dias, mostrou como o gás natural pode ser um combustível altamente eficiente para sistemas de ar-condicionado.

“Hoje, a LG é uma das poucas empresas do Brasil que consegue ofertar equipamento que funcione a gás natural, com alto índice de eficiência energética, o que pode ser um dos pilares da expansão da tecnologia para indústrias e comércio”, afirmou o representante.

Segundo ele, a tecnologia pode gerar uma impressionante redução de 90% na demanda elétrica direcionada ao ar-condicionado e destaca ainda que o Hospital Albert Einstein já utiliza essa tecnologia em 100% de sua climatização.

Além da economia, o sistema da LG se destaca pela cogeração, um processo que aproveita o calor gerado para outras aplicações, como por exemplo em processos produtivos e aquecimento de água. Dias elogiou a iniciativa da Cigás: “Conseguiu unir diversas soluções para que investidores locais tenham nova visão do que pode ser implementado”, ressaltou.

Inovações em logística e abastecimento

O workshop também propiciou apresentar inovações em logística e abastecimento de veículos. A Gasprom apresentou tecnologias de compressão e descompressão para gás natural veicular (GNV), gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL).

Marcello Vitorino, do setor de Engenharia e Instalações da empresa, explicou durante a sua participação no workshop sobre a tecnologia do posto móvel, que permite a operação imediata de um posto de abastecimento a gás natural. De acordo com ele, essa solução possibilita, entre outras vantagens, uma estimativa mais apurada do consumo na localidade. Ele citou ainda que a solução foi recentemente instalada no porto de São Paulo, onde está em fase de comissionamento para abastecer 135 carretas por dia.

O executivo também deu detalhes sobre o projeto que viabilizou o primeiro posto de abastecimento próprio do Brasil, com capacidade para 35 carretas. Segundo ele, para a viabilização do empreendimento, a Gasprom elaborou todo o projeto em parceria com a Gás Verde, empresa do ramo de biometano, e a Loreal, do segmento de cosméticos.

“São experiências factíveis, tecnologias já consolidadas e que, inclusive, podem modular o abastecimento com gás natural que apresentamos “, frisou Vitorino, o qual salientou a parceria com a Cigás e o trabalho que a concessionária vem realizando na prospecção de mercado.

Parceria consolidada

O gerente Nacional de Vendas da Gás Futuro, Amilton Dutra, relembrou que Manaus foi a cidade a receber a primeira experiência da empresa na operação de posto a GNV. “A Gás Futuro, em 2020, foi convidada pelo diretor Técnico-Comercial da Cigás, Clovis Correia, e como a gente já era parceiro da Cigás, foi a nossa parcela de contribuição e a partir daí, a Gas Futuro passou a atuar na operação oficial de postos (a gás natural veicular)”, disse.

Dutra destacou a iniciativa da concessionária e afirmou que a empresa tem interesse em ampliar a participação, no mercado local, a partir dessa parceria com a Companhia de Gás do Amazonas, seja atuando em projetos de grande, médio e pequeno portes, em diferentes segmentos: da indústria a veículos pesados.

O evento também contou com a participação das empresas Ecogen, Sotreq, Scania, apresentando também oportunidades de negócios para os participantes. A programação foi encerrada com palestra sobre financiamentos do Banco da Amazônia.