Ações incluem campanhas de mobilização, ampliação da coleta para os domingos e melhoria na gestão dos estoques dos hospitais

A Secretaria de Estado Saúde (SES-AM) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vão adotar novas estratégias para ampliar a captação de doadores e garantir estoque de sangue e hemocomponentes para a rede pública e privada de saúde.

Entre as ações estão a criação de uma campanha de incentivo à doação direcionada aos servidores de unidades de saúde da SES-AM, melhorias na gestão dos estoques dos hospitais, incluindo a produção, pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de uma nota técnica para orientar a oferta e o uso das bolsas de sangue, além da proposta de estender horários de coleta no Hemoam em dias alternativos, como os domingos.

Nas últimas semanas, o Hemoam vem registrando sucessivas baixas nos seus estoques e a necessidade de ampliar a captação de sangue. Durante reunião com a equipe do Hemoam na sexta-feira (19/09), a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destacou a importância de um novo planejamento diante da queda no estoque em períodos sazonais e a perspectiva de aumento na demanda por bolsas de sangue e hemocomponentes, por conta de ações como as intensificações de cirurgias no mutirão Opera + Amazonas, maior eficiência dos hospitais que mudaram a gestão e a previsão de início de transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz.

O objetivo, afirma a secretária, é ter ações permanentes e coordenadas que envolvam toda a rede de saúde. “Estamos trabalhando com um planejamento específico para períodos de baixa nos estoques, mas também com um plano contínuo de ação. Isso inclui comunicação interna com a rede de saúde, mobilização da população e reorganização dos processos de regulação do sangue nas unidades de média e alta complexidade. Nosso objetivo é garantir qualidade e segurança no atendimento aos pacientes em todo o estado”, disse.

Outra medida importante anunciada pela secretária é o redimensionamento do quadro de recursos humanos do Hemoam.

Campanha Hospital Solidário

Uma das iniciativas acordadas é a campanha de reconhecimento das unidades hospitalares que se destacarem na mobilização de doadores, incluindo os servidores. A SES-AM vai criar o selo de Hospital Solidário aos que mais se destacarem na reposição de bolsas de sangue para o Hemoam.

Em período de baixa de estoque, será intensificada a atuação da unidade móvel de coleta, conhecida como “Vampirão” em instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz e em setores da indústria e comércio.

No que diz respeito à gestão do estoque, a FVS-RCP vai elaborar Nota Técnica referente à padronização do processo de distribuição de sangue para cirurgias na rede pública e privada.

De acordo com a diretora clínica do Hemoam, Cinthia Xerez, o apoio da SES-AM é fundamental para alcançar esse objetivo. “É essencial investir na fidelização dos doadores e na conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, que é um ato seguro, sem riscos para o doador. Mais do que campanhas pontuais, precisamos consolidar uma cultura de doação regular e contínua”, destacou.

Participaram do encontro na sexta-feira a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a secretária de Atenção Especializada da SES-AM, Laís Moraes, e outros representantes do Hemoam, entre eles, o diretor administrativo-financeiro, Edwendel Stanley, a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Maria José Dantas Coelho, a gerente da Central de Recebimento e Distribuição de Hemocomponentes, Tayciana Costa, e a gerente de Captação de Doadores, Nívea França.