Encontro une dança, música e raízes populares em um concerto de cerca de 60 minutos de pura brasilidade


Na quinta-feira (25/09), às 20h, o palco do Teatro Amazonas será tomado por um encontro inédito entre a música erudita e o forró tradicional, no concerto “Orquestra de Violões do Amazonas e Pé de Serra do Lulu”, que promete emocionar o público e celebrar a diversidade cultural brasileira. O evento tem classificação indicativa de 12 anos.
Sob a regência do maestro Davi Nunes, o evento marca um encontro singular entre a tradição do forró pé de serra e a sonoridade erudita da música de concerto, em uma função que exalta tanto a identidade regional quanto a força da cultura popular.
A iniciativa é idealizada por Lucivaldo Lopes, o Lulu, reconhecido como o embaixador do pé de serra no Amazonas, em parceria com Wagner Tiburtino, ambos grandes incentivadores da música e da cultura local e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Para Lulu, o espetáculo é mais que um show, é uma forma de integrar tradições e valorizar a diversidade cultural que se encontra no Amazonas: “O pé de serra é identidade, é memória e é resistência. Unir a Orquestra de Violões a essa tradição é reafirmar que a cultura popular e a música de concerto podem caminhar juntas, encantando plateias e fortalecendo nossa arte”, destacou.

Foto: Aguilar Abecassis e Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O espetáculo contará com a presença de importantes nomes do forró regional, em uma grande homenagem à tradição nordestina que pulsa com intensidade também no Norte do país. Entre as participações confirmadas estão Toinho Forró Show, Lucélia Souza, Xandinho Balanço da Sanfona, André Brasil, DJ Evandro Júnior, Leninha Salvador, Jucynha Kero Kero, Japinha, Almeidinha, Maykinho, Feras do Forró e Alessandro Lima.
O público ainda será brindado com um solo especial do sanfoneiro Daniel, além da participação de Michell, que se junta à saideira com solos marcantes, celebrando o vigor da sanfona como símbolo do gênero.
Repertório
Com duração de 60 minutos, o espetáculo será dividido em quatro blocos temáticos, mesclando clássicos do forró, obras autorais e composições consagradas, proporcionando ao público uma verdadeira viagem musical.
O Bloco 1 abre com sucessos que embalam o cotidiano popular, como Meu pai paga a minha faculdade (Luciano Kikão), Ferreiro (Petrúcio Amorim) e Feira de Mangaio (Sivuca).
No Bloco 2, o destaque é para o romantismo e a identidade regional, trazendo Verdadeiro Amor (Banda Magníficos), Rabo do Jumento (Elino Julião) e Princesa Almeidinha (Almeidinha).
O Bloco 3 homenageia ícones como Luiz Gonzaga, com Sala de Reboco, e outros clássicos como Indecisão (Leninha) e No voo da Asa Branca (Mastruz com Leite).
Encerrando a apresentação, o Bloco 4 mostra um clima de festa, com músicas que se tornaram verdadeiros hinos do forró, como Tengo Lengo Tengo (Luiz Gonzaga), Espumas aos ventos (Fagner), Rosa Vermelha (Alceu Valença) e Pé de Serra do Lulu (Alessandro Lima).
O espetáculo também contará com a participação especial do Balé Folclórico do Amazonas, que levará ainda mais vida ao palco com performances coreográficas inspiradas na cultura popular e nos ritmos do forró.