Evento bimestral incentiva a leitura, a preservação da memória e o compartilhamento de obras literárias

FOTO: Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
A Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na rua Barroso, 57, centro de Manaus, promove, no domingo (28/09), mais uma edição da Troca de Livros e Gibis, atividade gratuita e aberta ao público que acontece de forma bimestral, sempre no último domingo do mês. A ação será realizada das 9h às 12h, e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, ampliar o acesso a diferentes obras e estimular o compartilhamento de experiências literárias entre os participantes.
A Troca de Livros e Gibis já se consolidou como um ponto de encontro para leitores de todas as idades, promovendo a democratização do acesso à literatura e fortalecendo o papel da Biblioteca como espaço de memória e convivência cultural.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e executada pelo Departamento de Gestão de Bibliotecas, reafirmando o local como espaço de democratização ao acesso à literatura brasileira.
O funcionamento é simples: a cada material entregue dentro do regulamento, o visitante tem direito a escolher outro.
Serão aceitos apenas livros de literatura geral, literatura brasileira, literatura da Amazônia, literatura infantil, gibis, HQ’s, Mangás, livros relacionados à Amazônia, biografias e artes. Demais temas serão analisados no momento da recepção.


E os materiais didáticos, livros de propaganda política, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos, código civil e legislação desatualizada, livros de informática, livros religiosos de distribuição gratuita, revistas, livros para colorir, não serão aceitos.
Trocas
Os livros podem ser trocados por livros; literatura infantil pode ser trocada por gibis e livros infantis; gibis podem ser trocados por gibis ou literatura infantil; e HQ’S e mangás podem ser trocados entre si.
Além da dinâmica de trocas, a programação contará com visitas monitoradas ao prédio histórico da Biblioteca, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre sua trajetória e importância cultural. Também estará disponível o Espaço Criança, dedicado à leitura de livros infantis, desenhos e jogos educativos.
Outro destaque é a exposição bibliográfica sobre os 80 anos do incêndio da Biblioteca Pública do Amazonas, um episódio marcante na história cultural do estado, que será relembrado por meio de documentos e registros preservados no acervo.