Ao longo de cinco dias os participantes aprenderam a fabricar uma ampla variedade de produtos, incluindo doces e diversos tipos de farinha


A comunidade rural Arixi, localizada no município de Anamã (distante 165 quilômetros de Manaus) participou do curso “Boas Práticas da Fabricação dos Derivados de Mandioca”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas. Com o objetivo de capacitar os comunitários para que possam melhor usufruir de seus cultivos, a capacitação reuniu cerca de vinte participantes.
A programação, de 22 a 26 de setembro, foi viabilizada com o apoio da Prefeitura Municipal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Produtores da Comunidade do Arixi.

FOTO: Divulgação/Idam
“Estivemos na comunidade ao longo de uma semana, com aulas práticas e teóricas, durante as quais os comunitários puderam aprender a preparar farinha de charque, saborizada, acebolada, com calabresa, chips de macaxeira, farinha de mandioca, pé de moleque, beiju ciça, bolos, doces, entre outros produtos”, destacou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Anamã.
A capacitação da fabricação de derivados de mandioca tem sido uma prioridade da Gerência de Produção Vegetal (GPV). Ministrados pela extensionista Elcina de Lima da Silva, os cursos permitem aos agricultores familiares extraírem mais renda de seus cultivos de mandioca, uma das culturas mais proeminentes no estado.