A atualização prevê reduzir o tempo para a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal


O Governo do Estado atualizou o fluxo de atendimento do Subsídio Entrada do Meu Lar, para tornar o processo ainda mais ágil às pessoas interessadas em adquirir a casa própria. A linha de atendimento do Programa Amazonas Meu Lar auxilia no pagamento da entrada do financiamento de unidade habitacional, concedendo até R$ 35 mil aos beneficiários, dependendo da renda familiar.
A atualização foi anunciada nesta segunda-feira (17/11), durante reunião de alinhamento com as incorporadoras credenciadas no programa. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Centro, zona sul de Manaus, órgão que coordena o programa.
O Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional da história do estado, é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), órgãos da Sedurb, além da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). A reunião contou com a participação da equipe técnica do Amazonas Meu Lar e de representantes das seis construtoras credenciadas: Direcional, MRV, Capital, Olá Empreendimentos, Smart Empreendimentos e J. Nasser.
Na ocasião, o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou as melhorias implementadas. “Reunimos a equipe técnica do Programa Amazonas Meu Lar e as incorporadoras para apresentar melhorias no fluxo de análise do subsídio. Com os ajustes no sistema e nos procedimentos internos, teremos um processo ainda mais ágil”, explicou.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE
Para ter acesso ao Subsídio Entrada do Meu Lar, o interessado deve fazer o pré-cadastro no site www.amazonasmeular.am.gov.br ou no aplicativo Sasi. Após escolher o empreendimento, ele vai diretamente à incorporadora credenciada para fazer a análise financeira.
Como parte das melhorias implementadas, o novo fluxo passa a incluir duas etapas a serem realizadas diretamente pelas incorporadoras, que antes eram atribuições da Suhab. A primeira consiste na avaliação completa da documentação enviada no pré-cadastro, garantindo que todas as exigências estejam atendidas. A segunda prevê que, após a aprovação da análise social, a incorporadora solicite o recurso vinculado e encaminhe o processo para análise da Suhab, otimizando o trâmite e reduzindo o tempo de espera.
Na sequência, a Suhab valida o vínculo apresentado e convoca o interessado para a entrevista social, quando necessário, seguindo os trâmites administrativos conduzidos em conjunto com a Sedurb. Após a análise, a Sedurb emite o certificado de concessão do subsídio, que é entregue ao beneficiário para continuidade do processo de financiamento.
Com o certificado em mãos, o beneficiário retorna à incorporadora, que direciona o processo para a Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição financeira avalia a proposta de financiamento e, estando tudo de acordo, solicita à Sedurb a liberação do subsídio para assinatura do contrato.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, ressalta que o objetivo da mudança é acelerar ainda mais o andamento dos processos, conforme determinação do governador Wilson Lima. “Atualizamos o sistema e apresentamos um novo fluxo às construtoras para tornar o processo ainda mais rápido, reduzindo o tempo entre o início do atendimento e a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal”, reforçou.
Nesta terça-feira (18/11), será realizado um treinamento direcionado às equipes técnicas das incorporadoras credenciadas, em dois horários: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, na sede da Sedurb. O objetivo é o entendimento das atualizações no sistema e fluxo de análise do subsídio do Programa Amazonas Meu Lar.