MENU
Social

Apoio técnico da Seas a gestores e técnicos alcançou 35 municípios do Amazonas em 2025

O objetivo foi orientar sobre uso de recursos federais, planejamento e monitoramento das ações, além de normas e procedimentos

Foto: Divulgação/Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) alcançou 35 municípios amazonenses, presencialmente, em 2025, com o apoio técnico realizado todos os anos para capacitar gestores e técnicos que atuam na rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas), na implementação das políticas públicas. O último acompanhamento do ano foi realizado no final de novembro, nos municípios de Parintins e Tabatinga.

O apoio técnico é um instrumento da gestão de secretaria, responsável por orientar e acompanhar os municípios na execução dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O objetivo é aprimorar a rede socioassistencial e o atendimento à população.

Além disso, visa garantir apoio qualificado à gestão municipal de assistência social, realizando o monitoramento e a avaliação das metas de pactuação nacional e de indicadores de gestão, bem como, o aprimoramento da gestão e a continuidade das ações, dos programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais.

O trabalho também visa ajudar na organização dos serviços (CRAS, CREAS, etc.), orientar o uso correto dos recursos federais, apoiar o planejamento e monitoramento das ações, capacitar equipes municipais, esclarecer dúvidas sobre normas e procedimentos.

A equipe é multidisciplinar e composta por técnicos do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único (CPBF), além do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz (PCF).

“É um trabalho em conjunto com os departamentos da Seas, onde além de acompanharmos a gestão do Suas no estado, promovemos capacitações para os trabalhadores que atuam nessa rede. É tudo pensado para tornar a assistência social cada vez mais forte no Amazonas, garantindo a eficiência do Suas e o melhor atendimento às pessoas”, explicou a chefe do DGSUAS, Karla Marques.

A assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Tabatinga, Mônica Letícia, destacou a importância do acompanhamento e das orientações para os trabalhadores da assistência social no município.

“Agradeço a Seas por ter enviado a equipe maravilhosa. Nós estávamos precisando muito pois começamos uma nova gestão, com profissionais contratados recentemente. Então, o apoio técnico deste ano foi de plena importância pois tiramos muitas dúvidas sobre vários serviços”, afirmou.

Karla Marques ressaltou, também, que a meta estabelecida para 2025 foi cumprida com sucesso. “O apoio técnico presencial é estabelecido a partir da necessidade e periodicidade de cada local. A meta de visitas estabelecida foi cumprida, garantindo que a Seas estivesse presente nos municípios e fortalecesse o atendimento às famílias em todo o Amazonas”, finalizou.

O apoio técnico é realizado também de forma não presencial com os 62 municípios do estado por meio de reuniões on-line, videoconferência, ligações telefônicas e contato via WhatsApp, além da visita das equipes municipais na sede da Seas, em Manaus.


Agência Amazonas de Notícias
Visão geral de privacidade

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies da Agência Amazonas. Você pode encontrar mais informações sobre quais cookies estamos utilizando em configurações.