Ações do Estado fortalecem a base, o alto rendimento e transformam espaços públicos em ambientes de inclusão, lazer e cidadania


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), vem ampliando os investimentos no esporte como estratégia para fortalecer o alto rendimento e democratizar o acesso às atividades esportivas. E o trabalho foi reconhecido por atletas amazonenses como os medalhistas Olímpico e Paralímpico, Sandro Viana e Maria de Fátima, durante o lançamento do projeto Vila Aberta para Todos, inaugurado pelo governador Wilson Lima, neste domingo (14/12), na Vila Olímpica de Manaus. A iniciativa amplia o acesso da população ao esporte, ao lazer e à convivência social, transformando o complexo esportivo em um espaço aberto, democrático e acessível para famílias, estudantes e atletas de todas as idades.
Durante a solenidade do projeto, o governador Wilson Lima recebeu, de forma simbólica e como gesto de reconhecimento, as medalhas olímpicas conquistadas pelo velocista Sandro Viana, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e pela paratleta de halterofilismo, Maria de Fátima, bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.


Para Sandro Viana, as ações implementadas ao longo da atual gestão têm contribuído diretamente para a transformação da política esportiva no Amazonas. “O esporte deve muito ao governador Wilson Lima, eu estou aqui por causa dele, que me reconheceu como medalhista olímpico do Amazonas, tem a Maria que é fruto da gestão do governador. E nós como representantes máximos, só temos a agradecer por tudo que o governador tem feito pelo esporte, por essa transformação, pela Secretaria de Esportes, por todos os instrumentos, por todo o aparelhamento e por todo o investimento e reconhecimento”, declarou.
O impacto dos investimentos do Governo do Amazonas no esporte também se reflete no paradesporto, com resultados expressivos no cenário nacional e internacional. Um dos exemplos é a paratleta amazonense de halterofilismo Maria de Fátima, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que é beneficiária do Bolsa Esporte Estadual, programa que garante incentivo financeiro direto para atletas e técnicos, assegurando melhores condições de treinamento e competição e fortalecendo o alto rendimento no estado.


“Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado por me ajudar. Como eu sempre falo, eles não medem esforços em ajudar a nós paratletas. Graças a Deus estou tendo muitos resultados, quebrei três vezes o recorde brasileiro e, como eu sempre falo, o céu é o limite”, enfatizou Maria de Fátima.
Durante o evento, ao entregar simbolicamente sua medalha ao governador Wilson Lima, a paratleta destacou a emoção do momento e ressaltou a importância do apoio recebido ao longo da preparação, compartilhando a conquista com o velocista Sandro Viana.

FOTO: Antonio Lima e Mauro Neto/Secom
“Foi bem emocionante, a gente (Sandro Viana) já estava com isso. Eu tinha isso no coração porque, graças a ele, a gente teve um bom resultado nas Paralimpíadas. Tive o resultado melhor graças ao Governo do Estado”, comentou a paratleta.
Investimentos
Do esporte de base ao alto rendimento, o Amazonas vive o maior ciclo de investimentos da história do setor, com políticas públicas que ampliam o acesso, fortalecem a formação de atletas e reposicionam o Estado no cenário nacional e internacional. As ações alcançam a capital e o interior, promovendo inclusão, cidadania, saúde e desenvolvimento humano por meio do esporte.
O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) se consolidou como a maior política de esporte de base do Brasil, atendendo mais de 15 mil atletas e se tornando um celeiro de talentos do esporte amazonense. Somente em 2025, o programa já ultrapassou 244 mil atendimentos, oferecendo esporte acessível para todos, com mais de 20 modalidades, incluindo uma nova: o kart. As atividades ocorrem em 32 núcleos em Manaus e cinco polos no interior, transformando praças esportivas em verdadeiros centros de formação.

FOTO: Antonio Lima e Mauro Neto/Secom
No alto rendimento, o Bolsa Esporte Estadual garante incentivo financeiro direto para atletas e técnicos seguirem treinando e competindo, com auxílios que variam de R$ 400 a R$ 3 mil, beneficiando esportistas em diferentes modalidades.
Dentro das comunidades, iniciativas como a Escolinha nos Bairros garantem esporte gratuito próximo à rotina das famílias, enquanto o projeto Campeões da Vila promove diversas modalidades na Vila Olímpica, reforçando valores como cidadania e convivência social.