Governador Wilson Lima fez a entrega de mais de 40 toneladas de alimentos para instituições sociais


A aposentada Isaura da Silva, de 68 anos de idade, expressou gratidão ao receber as doações de alimentos feitas pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira (22/12), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ela faz parte do Instituto Emanuel Rei Davi, que atua com projetos voltados para famílias em situação de vulnerabilidade, sendo uma das 20 entidades beneficiadas pela iniciativa, que reforça o compromisso de incentivar a produção rural e garantir o direito à alimentação às populações mais vulneráveis.
“É muito bom; Eu recebi verduras, frutas, e isso me ajuda muito, eu e a minha família. É uma ajuda muito boa para nós; Antigamente nós não tínhamos, mas agora nós temos. É uma bênção ver o Governo ajudar essa instituição. Estou feliz graças a Deus”, disse Isaura.

FOTO: Arthur Castro/ Secom
Assim como Isaura, o presidente da Instituição Atos, Moisés Monteiro, também destacou a importância das doações na vida de mais de 750 famílias que são atendidas pelo instituto que atua com projetos de geração de renda.
“É muito importante para todas as instituições, inclusive, para a nossa, que, nesse momento, vai contribuir no final de ano com as famílias em vulnerabilidade, principalmente, as mães solos, aquelas que são pais e mães que educam os seus filhos”, ressaltou Moisés.

FOTO: Arthur Castro/ Secom
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou a entrega de alimentos, por meio do PAA, a famílias em situação de vulnerabilidade social, em Manaus. O PAA é uma política pública executada pelo Governo do Estado que promove a compra direta da produção da agricultura familiar e a destinação dos alimentos a entidades socioassistenciais.
Nesta etapa, os alimentos foram adquiridos de 38 produtores rurais, com investimento de aproximadamente R$ 300 mil. No total, foram distribuídas cerca de 40 toneladas de alimentos, entre frutas, verduras e legumes, contribuindo para uma ceia natalina mais nutritiva e saudável.
Além de assegurar alimentos de qualidade às famílias em vulnerabilidade social, o PAA também garante renda e segurança econômica aos agricultores familiares, que têm sua produção valorizada e comercializada de forma justa. Os produtos distribuídos nesta ação são provenientes de produtores dos municípios de Itacoatiara, Iranduba e Manaus.
“Com o nosso Programa de Aquisição de Alimentos, compramos do agricultor familiar, fazemos um pagamento e esse alimento vai ser doado para aquelas instituições que trabalham com famílias que estão em vulnerabilidade social. Então a gente consegue agregar valor ao produtor pagando um pouco melhor do que no mercado convencional e também conseguimos ajudar aquelas famílias que mais precisam”, disse o secretário da Sepror, Daniel Borges.

FOTO: Arthur Castro/ Secom
Mais apoio
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou a doação de duas toneladas de produtos regionais a instituições sociais. Por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), a ADS adquiriu de agricultores familiares, duas toneladas de melancia, que serão doadas para a Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (AMAFF) e Associação de Idosos de Paz e Bem (Assipab).
O PAF é um importante programa do Governo do Amazonas que promove o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social, além de incentivar a agricultura e piscicultura no estado.