Cerca de 8,5 toneladas de produtos foram comercializadas nas edições realizadas na capital, beneficiando mais de 500 trabalhadores

FOTO: Jhonny Marques e Ruth Jucá/ADS
As Feiras de Produtos Regionais, promovidas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em Manaus, movimentaram mais de R$ 20 milhões em 2025. No total, foram comercializadas mais de 8.507 toneladas de alimentos regionais, beneficiando 505 pessoas, entre produtores rurais, associações, cooperativas, e empreendedores da economia solidária que atuam nas edições realizadas na capital.
A chefe do Departamento de Negócios Pesqueiros (Dnap), Loiana Brito, informou que dez edições habituais são realizadas semanalmente em diferentes pontos da capital e da zona rural de Manaus. Ela explicou, ainda, que a ADS também irá promover as edições especiais em órgãos governamentais, que segue um cronograma diferenciado, além da realização em 46 municípios do interior do estado.


“As feiras proporcionam aos agricultores do Amazonas um espaço digno para que o produtor possa vender sua produção diretamente para os consumidores. Nós garantimos a estrutura com tendas, expositores, mesas, cadeiras e climatizadores. A realização das feiras é garantia de trabalho, renda e lucratividade para os produtores rurais e microempreendedores do setor primário”, comentou a chefe do Dnap.
Em 2025, a ADS investiu aproximadamente R$ 4,8 milhões em recursos para aquisição de tendas, expositores de pescado, mesas e cadeiras, além do “kit feirante”, com colete e boné, que foram distribuídos para os trabalhadores das feiras.
Oportunidade
Atuando há mais de dez anos nas Feiras da ADS, o agricultor Rodolfo Lima _Foto Jhonny Marques_ADS _Foto Jhonny Marques_ADS destacou a importância dessa iniciativa, que auxilia na geração de renda de trabalhadores rurais e pequenos produtores.


“A ADS dá valor ao nosso trabalho, oportunidade para a gente vender nossos produtos direto para o consumidor, sem atravessadores. Eu só tenho a agradecer a direção da ADS e ao governador Wilson Lima”, declarou.
O casal Carlos e Tereza Santana falou da gratificação em trabalhar nas feiras da ADS, ressaltando o retorno financeiro certo. “A nossa história iniciou como clientes, até que conseguimos uma oportunidade para trabalharmos nas feiras da ADS. É positivo porque conseguimos expandir as nossas vendas, foi uma porta aberta”, disse o casal, que atua nas feiras há um ano com a venda de tacacá e salgados em geral.