Parceria visa oferecer modalidades como futebol de campo, futsal, handebol, voleibol e jiu-jitsu para até 120 alunos

Fotos: Divulgação/Sedel
O Governo do Amazonas formalizou, no sábado (30/01), a Intenção de Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus). O ato foi assinado pelo governador Wilson Lima, o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, e o prefeito Radson Alves.
O secretário de Estado de Desporto e Lazer, Diego Américo, ressaltou que o ato permite um planejamento conjunto e uso eficiente de recursos na região. “Essa cooperação com Barcelos é um passo estratégico para que o esporte chegue com estrutura e continuidade ao interior. Nosso objetivo, sob a orientação do governador Wilson Lima, é transformar as praças esportivas em centros de cidadania”, destacou o secretário.
O polo em Barcelos tem a intenção de iniciar suas atividades atendendo, inicialmente, um mínimo de 60 alunos, com projeção de expansão para até 120 matriculados, na faixa etária de 7 a 17 anos. As modalidades iniciais serão futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e jiu-jitsu, utilizando como base as estruturas do Campo Pereirão e do Ginásio Bertino Rodrigues.
Pelci
Criado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) atende crianças e jovens de 7 a 17 anos, estimulando a prática esportiva, a inclusão social e a descoberta de novos talentos. Atualmente, o programa conta com 37 núcleos na capital e está presente em quatro municípios do interior, totalizando mais de 15 mil jovens beneficiados em todo o estado após três anos de atuação.