MENU
Saúde

Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pelos Serviços de Apoio Psicológico da SES-AM

Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pelos Serviços de Apoio Psicológico da SES-AM
Os serviços são nas modalidades de escuta emergencial e plantão psicológico – FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já atendeu, de janeiro a abril, 3.373 pessoas pelo Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) e Serviço de Apoio Psicológico à População (SAPP), que tem o objetivo de oferecer apoio emocional aos profissionais da saúde (ativos e afastados) e à população em geral.

Os serviços são nas modalidades de escuta emergencial e plantão psicológico. Ao todo 16 profissionais da psicologia atuam no atendimento, que é gratuito, emergencial e sigiloso. 

De acordo com o gerente de saúde mental do Departamento de Atenção Básica (Dabe) da SES-AM, Paulo José, a Resolução Nº11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, regulamenta e autoriza o serviço prestado on-line, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), por profissionais devidamente registrados no Conselho. 

“O contato com o usuário do serviço pode ser realizado através de SMS ou WhatsApp (mensagem assíncrona). Os psicólogos realizam os atendimentos por meio de contato telefônico e/ou videochamada, e podem ser feitos até três atendimentos com duração de até 30 minutos”, explicou o gerente.

Segundo Paulo José, por ser um atendimento sigiloso, não é gravado ou tem seu conteúdo compartilhado, bem como não gera documentos. “Dependendo da avaliação feita pelo profissional, ele pode fazer todos os encaminhamentos necessários para que o usuário tenha um atendimento mais aprofundado”, disse.

Para acessar o atendimento, os usuários devem acessar o link http://chatbot.saude.am.gov.br/ ou pelo telefone (92) 992581056 para pessoas com dificuldades no manuseio de tecnologias ou sem acesso à internet. Para profissionais de saúde, serão necessários os documentos de matrícula e telefone, já a população deve apresentar o cartão SUS ou RG e telefone. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana (incluindo feriados), de 07h às 20h.


Agência Amazonas de Notícias
Visão geral de privacidade

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies da Agência Amazonas. Você pode encontrar mais informações sobre quais cookies estamos utilizando em configurações.