NOTA

O Governo do Amazonas parabeniza o escritor Milton Hatoum, eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira Letras (ABL), nesta quinta-feira (14/08), tornando-se o primeiro amazonense membro da ABL. A escolha de Milton Hatoum como “imortal” da ABL, representa um marco histórico para o estado e é motivo de orgulho para a Cultura e Literatura do Amazonas.

Nascido em Manaus, em 1952, filho de pai libanês e mãe amazonense, Hatoum foi eleito com 33 votos, em uma disputa com outros cinco candidatos, e passa a ocupar a vaga aberta desde a morte do jornalista Cícero Sandroni, no início do ano.

O escritor é considerado um dos maiores autores brasileiros vivo e autor de clássicos da literatura moderna como Relato de Um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, vencedores de prêmios nacionais, como o Jabuti de Literatura, e internacionais. Dois irmãos, sua obra mais famosa, ganhou uma adaptação para a televisão em 2017. O livro de contos de sua autoria, A cidade ilhada, também inspirou o filme O Rio do Desejo, dirigido por Sergio Machado.