Ação amplia diálogo sobre os diferentes tipos de violência de gênero e reforça a importância da conscientização

Foto: Divulgação/Sedel
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realiza neste mês uma série de palestras do Programa RespirAR em atenção ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha visa promover o diálogo sobre a importância do tema e foram iniciadas nesta segunda-feira (11/08), na Quadra Poliesportiva Marcos Aurélio do Nascimento, no bairro Aparecida.
O titular de Sedel, Diego Américo, destacou que a pasta busca, por meio do Programa RespirAR, ampliar o alcance das ações de cidadania e conscientização. “Nosso compromisso vai além da promoção do esporte e da qualidade de vida. Queremos contribuir para uma sociedade mais justa, segura e inclusiva para todas as mulheres, garantindo espaços de diálogo e aprendizado sobre seus direitos e formas de proteção”, afirmou.
A programação incluiu palestra e roda de conversa, proporcionando um espaço de aprendizado e orientação. Os diálogos abordaram a importância da escuta, do acolhimento e do respeito às mulheres, ressaltando que o enfrentamento à violência de gênero exige conhecimento, conscientização e ação coletiva.
Segundo a palestrante, Suellen Gomes, assistente social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), existem diversos tipos de violência contra a mulher. Suellen destacou ainda que a violência física, mais conhecida, deixa marcas e lesões no corpo, mas que as demais formas também têm impactos profundos na vida das vítimas.

Foto: Divulgação/Sedel
“No momento do parto, a mulher está em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, é submetida a comentários ofensivos ou constrangedores, isso configura violência obstétrica. A violência física é aquela que deixa marcas no corpo, enquanto a psicológica se manifesta em xingamentos e ofensas. É essencial abordar essas situações, pois muitas mulheres nunca ouviram falar sobre determinados tipos de agressão e só assim poderão buscar apoio na rede de acolhimento”, destacou Suellen Gomes.
A programação continua na próxima quarta-feira (13/08), no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola e no Magdalena Arce Daou, em dois horários, às 8h e 13h. Na quinta-feira (14/08) será na Quadra Poliesportiva do Monte Sião, zona Leste, e na sexta-feira (15/08) o encerramento acontecerá na Vila Olímpica de Manaus.