Por meio de palestras, SSP-AM realiza trabalho socioeducativo e preventivo para crianças e adolescentes

Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 8,7 mil alunos de 39 escolas públicas da capital e municípios do interior do Amazonas foram alcançados pelo Departamento de Prevenção à Violência (DPV), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do trabalho socioeducativo e preventivo, realizado com palestras para crianças e adolescentes.
Em seis meses, a equipe do DPV percorreu 20 escolas em Manaus e em 19 escolas do interior do Amazonas, nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão e Tabatinga.
Além de ações de prevenção às drogas, o “DPV nas Escolas” oferece palestras com temas voltados para saúde mental, bullying, violência, abuso, exploração sexual, mudança e motivação.
As atividades têm o intuito e objetivo de incentivar, através de palestras e atendimentos psicossociais dentro das escolas públicas da capital e do interior, a promoção da cultura de paz e acesso a serviços de assistência e proteção no Estado do Amazonas.
De acordo com a coordenadora do DPV, Evellyn Gomes, as palestras são voltadas à conscientização desses assuntos, fazendo com que a educação e a segurança andem juntas contra a criminalidade.
“Nosso foco é educar crianças, adolescentes e jovens, no sentido de prevenir e orientar como e onde buscar ajuda quando precisar”, destacou.

DPV
O DPV trabalha promovendo palestras educativas, que têm o intuito de estimular a prevenção às drogas e violência, além de motivar as crianças e adolescentes a adquirirem autoconfiança e valorizarem a vida.
A ação faz parte das ações do programa Amazonas Mais Seguro, de modo a promover prevenção, informação e escuta qualificada para os alunos da rede estadual de ensino.