Ação visa incentivar diálogo sobre o tema

FOTO: Vitor Lima/Sejusc

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou nesta segunda-feira (19/09) a primeira palestra de conscientização sobre o tema na Escola Estadual (EE) Getúlio Vargas, localizada no bairro São Francisco, zona sul de Manaus. Ao todo, mais de 500 estudantes foram beneficiados com a ação.

Realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH), a ação incentiva a procura pela ajuda aos estudantes da rede, além de reforçar o diálogo, o aprendizado sobre o tema e formas de apoio. A ação teve como foco estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 a 15 anos.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, destacou que a conscientização e prevenção ao suicídio é um trabalho constante realizado nos órgãos que compõem a secretaria. Ele também reforça a temática escolhida para a campanha atual, com o tema “Diga sim à vida”, e os canais de apoio, como o Disque 188.

O gestor da escola, Ralphy Dyego, comenta que a parceria com a Sejusc para a realização da palestra é essencial para a conscientização do tema no ambiente escolar.

Gestor da escola, Ralphy Dyego – FOTO: Vitor Lima/Sejusc

“Nós temos casos diários de alunos com ansiedade e depressão, e muitos deles não sabem a quem procurar, então a primeira procura é a escola. Essa parceria com a Sejusc vem beneficiar a nossa escola pois traz uma palavra amiga por meio de pessoas que entendem dos casos e mostram essa importância para eles”, afirma o gestor.

Conscientização e apoio

A estudante Ewely Sophia, de 14 anos, reforça que a palestra é uma iniciativa necessária para os alunos, que a conscientização sobre o tema pode ajudar muitos que não sabem ou têm vergonha de falar sobre os sintomas para outras pessoas.

Estudante Ewely Sophia – FOTO: Vitor Lima/Sejusc

“Para alguns amigos meus essa palestra foi muito importante pois até podemos ter muitas informações, mas nem sempre são eficazes, e saber como aplicá-las ajuda muito. Eu costumava ajudar minhas amigas e a mim mesma sozinha, mas depois eu consegui conversar com a minha mãe, que é da área da saúde, e ela me ajudou e disse para minhas amigas procurarem ajuda especializada, igual como foi dito aqui na palestra”, diz Ewely.

Cronograma

A ação terá continuidade em outras escolas da rede durante o mês. A próxima palestra ocorrerá no dia 27 deste mês, na EE Prof. Francisco Albuquerque, localizada no Centro de Manaus.