Plano Anual de Auditoria orienta ações nas unidades gestoras do Executivo

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) deu início ao Ciclo Anual de Auditoria 2025, um dos principais instrumentos de acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos públicos nas unidades gestoras do Governo do Estado.

Coordenado e executado pela Subcontroladoria-Geral de Controle Interno (SGCI), a avaliação é gerenciada pela subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, e tem como objetivo fortalecer a governança, promover a eficiência na gestão pública, garantir a legalidade nos processos administrativos e ampliar a transparência no uso dos recursos públicos.

“O Ciclo de Auditoria é um marco anual de responsabilidade e técnica. Ele nos permite identificar riscos, orientar os gestores e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da gestão pública”, afirmou Lúcia.

As auditorias são realizadas nas unidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Plano Anual de Auditoria, elaborado pela CGE-AM e disponível no site da instituição: https://www.cge.am.gov.br.

As primeiras unidades auditadas nesta edição de 2025 foram a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada).

“O Ciclo Anual de Auditoria é uma ferramenta essencial para garantir boas práticas de gestão e contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos prestados à sociedade amazonense”, destacou o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

O trabalho da CGE-AM visa reforçar seu compromisso com uma atuação preventiva, orientativa e técnica, contribuindo para um Amazonas mais íntegro, eficiente e comprometido com os princípios da administração pública.