A visita técnica atendeu uma solicitação do Ministério Público do Amazonas

FOTO: Reprodução/Cosama

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou entre os dias 5 e 11 de agosto, um diagnóstico técnico no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), com o objetivo de avaliar o sistema local de abastecimento de água e propor soluções que visam melhorias na eficiência do fornecimento.

O estudo foi conduzido pela Diretoria de Operações (Diop) da Cosama, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Barreirinha, que foi motivada através de reivindicações quanto a melhorias na qualidade dos serviços prestados.

O objetivo principal foi levantar dados técnicos da área operacional, além de informações dos setores administrativo, comercial e socioeconômico, com foco em identificar melhorias necessárias no sistema de abastecimento, promovendo mais eficiência, saúde pública e qualidade de vida para a população.

A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculano, destacou o papel estratégico da Companhia no fortalecimento da política estadual de saneamento.

“Mobilizamos nossa equipe para realizar um diagnóstico completo da situação do abastecimento de água para garantir mais acesso à água tratada; e avançar na universalização do saneamento no interior”, afirmou a gestora.

Levantamento técnico

Durante a visita técnica, foram coletadas informações das áreas administrativa, comercial, operacional e socioeconômica, com o objetivo de levantar um panorama detalhado do sistema.

FOTO: Reprodução/Cosama

Foram analisados processos como captação, adução e distribuição da água, além da estrutura física do sistema, incluindo edificações, equipamentos, tubulações e conexões. A equipe também coletou amostras de água em poços tubulares, localizados na zona urbana e zona rural do município, para avaliação da qualidade, onde será verificado os parâmetros como turbidez, pH, cloro residual e presença de contaminantes.

Além da qualidade da água, o diagnóstico avaliará a capacidade dos poços e a eficiência operacional do sistema, identificando possíveis perdas, baixa pressão e necessidades de manutenção preventiva. O diagnóstico contemplou desde a captação da água, por meio de poços tubulares profundos, até a distribuição, com avaliação das estruturas físicas, reservatórios e instalações elétricas.

Além disso, a equipe técnica realizou coleta de amostras de água para análises físico-químicas, vistorias em áreas de expansão urbana, atualização da malha da rede existente e georreferenciamento dos poços e reservatórios, com foco em eficiência, segurança operacional e uso sustentável dos recursos hídricos.

Ao todo, foram vistoriados 19 poços subterrâneos, sendo 7 em funcionamento na zona urbana, 10 ativos e 2 inativos na zona rural, que compõem a estrutura do SAAE no município.

O levantamento técnico realizado em Barreirinha irá subsidiar futuras ações de melhoria no sistema de abastecimento, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do saneamento básico no interior.