Os serviços foram oferecidos na capital e municípios do interior

Fotos: Lincoln Ferreira /Sejusc
Entre janeiro e dezembro de 2025, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ultrapassou a marca de 109 mil atendimentos de cidadania para população amazonense, realizados por meio da Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), através das unidades de Pronto de Atendimento ao Cidadão (PAC) e ações itinerantes, na capital e municípios do interior.
Foram registrados mais de 30 mil serviços relacionados à emissão de declaração de hipossuficiência, utilizadas para a obtenção gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento. Somam-se a esse total mais de 79 mil atendimentos realizados nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que atuam na regularização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ampliando o acesso da população a serviços essenciais de forma ágil e descentralizada.
De acordo com o diretor de departamento dos PACs, Jairo Rafael, os números demonstram o compromisso do Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, com a garantia de direitos da população. “Os dados refletem o nosso compromisso diário em servir à sociedade. Em 2025, registramos um número expressivo de atendimentos, com demandas resolvidas de forma eficiente”, destacou.
Ele ainda ressalta que a expectativa é que, em 2026, o trabalho continue alcançando quem mais precisa, reforçando a presença do Estado junto à população.


Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc
Rede de atendimento
Os PACs, em parceria com outras secretarias estaduais e órgãos federais, realizam a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de passaporte, das carteirinhas da Pessoa com Deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Intermunicipal. Além de outros serviços, que podem ser consultados no site da Sejusc.
Ao todo, são 22 unidades de atendimento, sendo nove na capital, presentes no Uai Shopping São José; Shopping Sumaúma; Shopping Cidade Leste, Shopping Via Norte, Pac Compensa, Pac Alvorada; Pac Parque 10, Pac Studio 5 e uma unidade móvel, que realiza atendimentos itinerantes nas diferentes zonas da capital.
Além de 13 unidades no interior do Amazonas, nos municípios de Manacapuru; Iranduba; Tefé; Itacoatiara; Presidente Figueiredo; Lábrea; Parintins; Maués; Humaitá; Rio Preto da Eva; Tabatinga; Careiro Castanho e Autazes.