O Sefaz em Ação busca fortalecer a relação da população com o Estado, esclarecendo dúvidas e incentivando a cidadania fiscal por meio de treinamento e palestras


Mais de 300 pessoas participaram do ciclo de palestras do Programa Sefaz em Ação, que ocorreu no Município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) esta semana. A atividade faz parte das ações do Governo do Estado, feitas por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). Na cidade, as ações duraram três dias e encerraram nesta quarta-feira (21/05) com uma oficina e treinamento sobre emissão de nota fiscal avulsa para produtores rurais, empresários e estudantes.
Além das palestras e oficinas, onde foram abordados temas sobre os benefícios da Nota Fiscal Amazonense, empreendedorismo, Nota Fiscal Avulsa, IPVA, parcelamentos, canais de comunicação da Ouvidoria Fazendária e a importância do cumprimento fiscal, a equipe da Secretaria realizou visitas técnicas e encontros com empresários, contadores, produtores locais e autoridades envolvidas na administração pública da cidade, buscando fortalecer a relação da população com o Estado, esclarecendo dúvidas e incentivando a cidadania fiscal.
O coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Sefaz, Neiraldo Dixo, foi um dos responsáveis por ministrar no ciclo de palestras, onde reforçou a importância da Campanha Nota Fiscal Amazonense, que agora também tem os sorteios regionais voltados a população do interior do Amazonas.
“Essa presença tem feito uma grande diferença, reforçando sempre a importância da atuação da Sefaz em prol do desenvolvimento do Estado. Em todas as ações do Programa a gente reforça como o nosso trabalho impacta diretamente na vida do cidadão. Um exemplo disso é a Campanha, que ao ampliar a possibilidade para os moradores do interior do Estado, incentiva à regularização fiscal dos comércios locais”, destacou.
O Programa tem apoio da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), além do apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) e do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam). No município de Manicoré, a ação contou com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sobre o Sefaz em Ação
O Sefaz em Ação foi iniciado em 2023, desenvolvido com base nas demandas recebidas pela Ouvidoria Fazendária da Sefaz. Além da Ouvidoria, ele conta com a participação da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Secretaria. As ações do programa também têm o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Desde seu lançamento, o Sefaz em Ação já passou por Tabatinga, Boca do Acre, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Humaitá, Lábrea, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Coari, Maués, Parintins, Manacapuru, Itacoatiara.