Além do carregamento de óleo diesel, foram apreendidos 53 botijões de gás de cozinha e 12 cilindros de oxigênio

FOTO: Divulgação/PMAM

Policiais militares da Base Tiradentes do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), durante Operação Hórus, apreenderam, no dia 14 de julho, uma embarcação do tipo balsa, por transportar irregularmente 200 mil litros de óleo diesel no rio Japurá, nas proximidades de Maraã, distante 634 quilômetros da capital.

Por volta de 16h20, os policiais militares em patrulhamento pelo rio Japurá realizaram a abordagem de uma balsa, que navegava subindo o rio com destino ao município de Japurá. Durante a vistoria e conferência das cargas, a equipe policial ambiental contabilizou que a embarcação estava carregada com 200 mil litros de óleo diesel. Após indagado, o responsável e condutor da embarcação informou que não tinha a licença ambiental e a autorização do órgão competente para o transporte de carga perigosa, caracterizando crime ambiental.

Além do carregamento de óleo diesel, foram apreendidos 53 botijões de gás de cozinha e 12 cilindros de oxigênio. A embarcação, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhada para a Delegacia de Maraã.

Denúncias

A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190. A estimativa dos policiais ambientais é que toda a ocorrência causou um prejuízo de mais de R$ 2 milhões em prejuízo financeiro aos contraventores.