Crime foi motivado por vingança entre membros da mesma organização criminosa

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com o apoio do Sistema Paredão da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou nesta quinta-feira (06/11), em coletiva de imprensa, a prisão em flagrante de Moacir André Sacramento Filho, 34, e Vinícius Protázio dos Anjos, 21, suspeitos de envolvimento no homicídio qualificado de Yhan Pereira Nascimento, que tinha 21 anos.
A vítima foi executada a tiros na noite de segunda-feira (03/11), em frente a uma tabacaria localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital. A ação criminosa foi elucidada pela Polícia Civil em menos de 12 horas, com a prisão dos suspeitos na terça-feira (04/11).
O delegado Ricardo Cunha destacou o desempenho e a pronta resposta da equipe da DEHS, que conseguiu efetuar rapidamente as prisões.
“Nossa equipe elucidou o caso com muita rapidez, tratando-se de um crime motivado por vingança, já que tanto a vítima quanto os executores integravam uma organização criminosa”, relatou Cunha.
De acordo com a delegada Marília Campello, as investigações apontaram que o crime foi motivado por um acerto de contas. A vítima foi atraída para uma emboscada, e, com o apoio das imagens de câmeras de segurança, foi possível identificar, na cena do crime, um veículo Chevrolet Ônix, o motorista e dois atiradores.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.
“Verificamos nas imagens que, assim que Yhan chega ao local e desce da motocicleta, os autores efetuam disparos de dentro do veículo, expondo a risco clientes e funcionários do estabelecimento comercial, que estava em funcionamento”, declarou a delegada.
Com o apoio do Sistema Paredão da SSP-AM, foi possível localizar o veículo utilizado no crime, que estava em posse do motorista de aplicativo Moacir André. Ele foi preso na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, na mesma zona onde o crime ocorreu.
“Esse motorista acreditava que participaria apenas de uma extorsão mediante sequestro e recebeu a quantia de R$ 200 de Vinícius, um dos atiradores. Vinícius foi preso em sua residência após a indicação de Moacir. Em depoimento, confessou a autoria do crime e admitiu ter estudado a rotina da vítima. As investigações seguem para identificar o outro atirador”, explicou a autoridade policial.
Durante as diligências, foi constatado no sistema que Moacir André já tinha um mandado de prisão em aberto, decorrente de sentença condenatória pelo crime de roubo, e a ordem judicial também foi cumprida.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, parabenizou o trabalho da DEHS, destacando o uso da tecnologia como ferramenta essencial para respostas rápidas à população. “É um trabalho conjunto do sistema de segurança, com uso da inteligência e do ‘paredão facial’, para retirar das ruas indivíduos com mandado de prisão e, assim, evitar novos crimes”, afirmou o secretário.
Procedimentos
Os dois homens foram autuados em flagrante e tiveram as prisões convertidas em preventivas pelo crime de homicídio qualificado. O veículo e dois aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para análise pericial. Eles permanecerão à disposição do Poder Judiciário.