As operações de recuperação acontecem em todas as zonas de Manaus

Em sete meses, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), coordenado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recuperou cerca de 5 mil aparelhos celulares, prendeu 38 pessoas e realizou 14 operações em toda a capital amazonense.

Por meio do programa RecuperaFone, a iniciativa tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente. A partir dessa iniciativa, mais de 1.600 pessoas já tiveram os aparelhos restituídos.

“O Nirc funciona há sete meses e trabalha com base nas informações fornecidas pelo cidadão, através do boletim de ocorrência (BO). Quando o cidadão fornece a numeração do IMEI, isso permite que consigamos identificar os receptadores desses aparelhos, realizamos as intimações via Whatsapp e passamos a receber esses aparelhos para realizar as devoluções aos verdadeiros donos”, disse o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi.

Durante esse período, o Nirc realizou 124 procedimentos, colocou à disposição para devolução cerca de 2 mil aparelhos celulares. Deste total, cerca de 400 ainda aguardam os seus verdadeiros donos para fazer a restituição.

Vistoria em lojas e assistências técnicas

Conforme o delegado Bruno Hitotuzi, até agora, 44 lojas e assistências técnicas foram vistoriadas pela equipe do Nirc, sendo 13 interditadas por diversas irregularidades.

“Nós realizamos algumas operações integradas com órgãos administrativos de fiscalização, nelas foram identificadas situações como não ter o alvará de funcionamento, não apresentaram os dados de divulgação aos consumidores sobre os seus direitos, não emitem nota fiscal e outros. Devido a essa carência de informações e licenças, alguns estabelecimentos foram interditados”, explicou Hitotuzi.

RecuperaFone no interior

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou que todo o aparato tecnológico utilizado pelo Programa RecuperaFone está sendo empregado em operação no interior do estado, a partir da Operação Impacto. Até o momento, a ação foi realizada em 17 municípios da Região Metropolitana e do Alto e Médio Amazonas.

“Iniciamos com as operações Impacto nos municípios juntamente com a equipe do RecuperaFone, atuando nas barreiras de fiscalização e verificando se há celulares roubados circulando no local. Todo nosso aparato tecnológico está sendo empregado nessas cidades e, além das buscas nas ruas, vamos avançar para as lojas, também”, ressaltou o secretário.

Reduções

Conforme números do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), em abril os roubos de aparelhos celulares caíram cerca de 34% em comparação com o mesmo período do ano passado.

”Outro fator que identificamos é que as pessoas estão buscando verificar a procedência do celular antes de fazer a compra. Além disso, o lojista também não quer se envolver com a criminalidade e, também, tem evitado comprar celular sem as devidas documentações”, pontuou o delegado Bruno Hitotuzi.