O instituto efetuou a logística dos itens entregues ao Cras e Sesai do município
FOTO: Divulgação/Idam
Em Tonantins (a 865 quilômetros da capital), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem auxiliado os agricultores familiares na logística para entrega de produtos agrícolas adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e PAA Indígena. Somente na última semana, o órgão atuou na logística de 2,9 toneladas de alimentos provenientes da produção rural local.
Ao todo, o programa contempla 24 agricultores familiares do município, sendo 15 no PAA e mais nove no PAA Indígena. Na última sexta-feira (14/11), por meio da Unidade Local Idam/Tonantins, o instituto efetuou a logística de entrega de produtos de dois agricultores locais para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).
Entre os itens entregues, segundo gerente da Unloc/Tonantins, Dirley Mendes, estiveram 1,2 tonelada de melancia, 420 kg de macaxeira, 92 kg de Feijão de praia, 505 kg de abóbora, 394 kg de abacaxi e 320 kg de bananas maçã, o que promove o setor primário do município.
“Conseguimos ampliar o número de agricultores contemplados no programa e, com isso, estamos gerando oportunidade de emprego e renda, contribuindo para a redução da insegurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a agricultura familiar”, frisou o gerente.
Mendes reforçou que, ainda no mês de novembro, está prevista a entrega de cinco toneladas de pirarucu, proveniente da atividade de quatro pescadores artesanais da comunidade Divino Espírito Santos das Panelas, no município, onde ocorre o manejo da espécie.