A ação reforçou a conscientização ambiental e aproximou o Prosai da população das áreas de intervenção

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE
A equipe de coordenação local do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) participou, no sábado (20/09), de uma ação socioambiental promovida pelo bloco carnavalesco Lagarto Salgado. O evento, realizado em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, aconteceu no Reduto da Francesa, principal área de atuação do programa.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosai Parintins envolve ações de saneamento básico, habitação, urbanização e recuperação ambiental no município.
A programação do evento incluiu atendimentos sociais, emissão de documentos, vacinação de animais, orientações em saúde e palestras de conscientização ambiental. O reflorestamento urbano, um dos eixos do Prosai, foi tema de destaque durante a participação da equipe técnica do programa.
O Prosai Parintins prevê o plantio de mais de mais de 23 mil mudas em nove áreas verdes da cidade, incluindo bairros como Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares e Castanheira. De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o projeto, que utiliza tecnologias como GPS e drones, vai além do paisagismo, buscando regular o clima, melhorar a qualidade do ar e preservar a biodiversidade. “Para reforçar as ações, a UGPE implantará em Parintins um viveiro de mudas e um escritório local, com a oferta de cursos e atividades de sensibilização junto à comunidade”, destacou.
Para o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, a presença no evento reforça o compromisso do programa em dialogar com a comunidade. “O Prosai tem um elemento muito importante, que é justamente o reflorestamento de áreas degradadas, o que vai contribuir para um microclima mais adequado e qualidade de vida da população. Esse momento é oportuno para falarmos sobre o projeto e convidar os moradores a participarem também do plantio, gerando sentimento de pertencimento em cada etapa”, destacou.
A presidente do bloco Lagarto Salgado, Fernanda Butel, ressaltou a importância da mobilização social em torno da preservação ambiental. “O planeta pede socorro e não temos mais escolha: daqui para frente, a realidade será essa que já sentimos com o clima insuportável. É urgente replantar, é urgente plantar. Nesse cenário, o Prosai se destaca como um dos nossos maiores parceiros, chegando para gerar impacto positivo. Por isso, precisamos acompanhar de perto, entender o que será feito e participar ativamente”, afirmou.


O coordenador ambiental do Prosai, Walber Santos, frisou a boa receptividade do público. “A comunidade acolheu muito bem a iniciativa. O Prosai Parintins está apenas no primeiro ano de execução e ainda tem um longo caminho pela frente, com muitas ações previstas. Quando começarem a chegar as gramas, as mudas e com o funcionamento do viveiro florestal, o projeto ganhará ainda mais força e impacto positivo”, disse.
Representando os moradores, Valcinei Carvalho, vice-presidente da comunidade do bairro Palmares, outra área de intervenção do programa, avaliou a aproximação do Prosai como positiva.
“É uma imensa satisfação conhecer o trabalho do Prosai. Foi destacado algo muito bonito: que não serão retiradas as áreas de florestamento já existentes. Ficamos muito felizes em ser convidados e participar junto com essa equipe, pois é um projeto de grande importância. São pessoas diretamente impactadas pela iniciativa e, para nós que acompanhamos de perto, é muito significativo ver esse trabalho acontecer”, declarou.