Com 35 stands, alunos da capital e do interior do estado apresentaram seus trabalhos no maior encontro de matemática do país

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Estudantes de mais de 30 escolas da rede estadual de ensino participaram da abertura do 15º Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). O evento foi realizado no Centro de Convenções Vasques, na zona centro-sul de Manaus, e contou com uma edição especial da Feira Amazonense de Matemática.
Fruto de parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o encontro tem como objetivo promover e divulgar obras relevantes para a área da educação matemática, contribuindo para a disseminação do conhecimento e para o fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional.


O encontro teve início na tarde da segunda-feira (28/07), com a conferência de abertura com o tema ”Desafios e possibilidades da Educação Matemática em contextos Amazônicos”, o evento se estende até o dia 1º de agosto com palestras, rodas de conversas, oficinas, lançamento de livros e sessão de autógrafos.
O diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Francisco Feitosa, destacou que o encontro de Educação Matemática é o maior do país e que representa uma oportunidade para a troca de conhecimentos e pesquisas na área.
“Nós iniciamos com uma mostra da nossa Feira Amazonense de Matemática, que acontece todo ano aqui no estado. Trouxemos a feira para dentro do ENEM para apresentar os trabalhos produzidos por nossos alunos e professores para os outros estados”, compartilhou o diretor.
Projetos
Com 35 stands de escolas da capital e do interior do Amazonas, os professores e profissionais de outros estados puderam conhecer os projetos de docentes e discentes da rede estadual de ensino, que unem a Matemática com disciplinas como Química, Física e Geografia.
Estudante da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual (EE) Dr. Isaac Sverner, Arlison de Lima, 17, apresentou seu projeto sobre a modelagem matemática e a linguagem técnica no consumo de energia. Para ele, foi gratificante ter a oportunidade de apresentar sua pesquisa, que ajuda a contribuir para o consumo consciente de energia, no encontro.
“É um conhecimento muito importante para que as pessoas tenham essa ideia de usar a matemática no dia a dia para ajudar o planeta e reforçar o raciocínio lógico e o senso crítico sobre as coisas”, comentou o aluno.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Compartilhando conhecimentos
Na ocasião, a professora de apoio escolar do Ensino Fundamental da EE Manuel Antônio de Souza, Andreia da Silva, apresentou seu projeto ‘Mapeando a Matemática’, cujo objetivo é desenvolver habilidades matemáticas, culturais, linguísticas e geográficas por meio de jogos educativos com alunos da Educação Especial.
“A oportunidade deles [alunos da Educação Especial] estarem aqui é única e cheia de possibilidades. Mostra que eles conseguem ir muito mais além. É um passo nessa caminhada educacional que eles estão vivenciando”, afirmou a professora.