Durante encontro em Manaus, representantes das instituições visitaram empreendimentos com projetos contemplados

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quinta-feira (06/10), a visita de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para alinhar resultados e prospecções de empreendimentos apoiados pelos programas Centelha, edições 1 e 2, e Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova 2), ambos executados pela Fapeam.
Participaram do encontro, pela Fapeam, a diretora-presidente Márcia Perales Mendes Silva, o diretor administrativo Luiz Ferreira Neto e a diretora técnico-científica Márcia Irene Mavignier, além de chefes dos departamentos de Acompanhamento e Avaliação e de Comunicação e Difusão do Conhecimento. Pela Finep, participaram os analistas de projetos, Othon Santos e Richard Affonso.
Na ocasião, Márcia Perales reforçou a importância da parceria entre as instituições, bem como o trabalho de acompanhamento dos projetos apoiados pelos programas frutos dessa parceria.
“São parceiros para nós superimportantes, porque vieram aqui para fazer toda a vistoria, a análise técnica dos Programas Centelha e Tecnova, e acompanhar também in loco alguns projetos apoiados no âmbito desses programas. Nesta reunião de hoje disseram estar muito satisfeitos com o que encontraram. Isso para nós é motivo de satisfação”, disse.
Representando a Finep, Othon Santos se disse satisfeito com os resultados dos programas e projetos e empreendimentos apoiados pelas duas instituições. “A Fapeam está de parabéns pelos esforços empreendidos na realização desses programas, em parceria com a Finep”, avaliou o analista.
Projetos apoiados
As equipes da Fapeam e da Finep realizaram visitas técnicas às empresas Manart – Comércio Varejista de Objetos de Artes e Uarini Indústria de Alimentos Nutricionais, ambas apoiadas pelo Programa Centelha 1; e Fecus Amazônia Stock – Marketplace de Produção, apoiada pelo Tecnova2.
A Manart atua especificamente com a divulgação do trabalho de artistas visuais, suas obras e seu processo de criação. A empresa Uarini Indústria de alimentos Nutricionais viabiliza negócio utilizando o modelo longtail (sete produtos), entre os quais farinha do Uarini tradicional ovinha-orgânica, ovinha-magra, ovinha-cúrcuma, ovinha-protein e farofas temperadas.
Já a Fecus Amazônia Stock visa dar suporte de infraestrutura ao desenvolvimento de plataforma digital de comercialização de conteúdo fotográfico da região amazônica.