O evento reúne gestores de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa para tratar assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação

A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa, hoje (22/09) e amanhã (23/09), do Fórum Nacional Consecti & Confap, organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). O encontro reúne presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de CT&I, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de entidades e agências federais de fomento à CT&I.
O objetivo central do Fórum é tratar de assuntos de interesse geral das FAPs, como agenda regular, das parcerias com as agências nacionais, além de debater acerca de projetos que estão em andamento, tendo como destaque o Edital Amazônia +10. Os fóruns ocorrem a cada três meses, em uma região geopolítica diferente, de acordo com o calendário estabelecido anualmente.
Durante o encontro, a diretora-presidente da Fapeam e vice-presidente do Confap, Márcia Perales Mendes Silva, disse que os fóruns são importantes para interação entre agências fomentadores e demais instituições de CT&I nacionais e internacionais. “Nossa expectativa é que, neste fórum, possamos colocar em pauta propostas e ações importantes para o Amazonas; e que são de interesse mundial para sustentabilidade social e ambiental”, destacou Márcia Perales.
Abertura
A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (22/09), no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho, e contou com a presença do governador de Rondônia, Coronel Marcos José Rocha dos Santos, do ministro do MCTI, Paulo Alvim, e gestores de instituições vinculadas ao ministério.
O evento conta com a parceria da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec/RO).