A orientação é participar das festas, porém evitar gorduras, frituras e doces em excesso


As festas de fim de ano estão chegando e os pacientes em tratamento de câncer devem ter cuidado com a alimentação. Esse é o alerta da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, para evitar complicações e sintomas gastrointestinais relacionados aos alimentos.
No final do ano, há muitas festas de confraternização com amigos, colegas do trabalho e família, onde as pessoas acabam comendo um pouco a mais que o habitual, além de comidas e bebidas diferentes do dia a dia.
Beatriz Fiúza, nutricionista que atua na FCecon, alerta que os pacientes em tratamento, especialmente aqueles em quimioterapia, precisam tomar alguns cuidados. “Os pacientes que estão fazendo quimioterapia precisam ter cuidado com a alimentação devido à queda na imunidade e devido a alguns sintomas, como enjoo, vômito, dores no estômago e oscilações intestinais, como diarreia e constipação”, afirma.
Os cuidados iniciam na segurança alimentar, assegurando a correta higienização dos alimentos, modo de preparo e armazenamento. “Cuidado com o RO”, destaca a nutricionista.
A profissional afirma que os familiares devem permitir que os pacientes participem das festas e comam os alimentos que serão servidos, porém evitando gorduras, frituras, embutidos e doces ricos em açúcar. A nutricionista orienta equilíbrio ao comer para não haver excessos.
As bebidas alcoólicas estão proibidas durante o tratamento oncológico, porque podem interagir e prejudicar o tratamento e porque desidratam. “Um conselho: evite bebidas alcoólicas. Prefira sempre sucos ou águas saborizadas”, disse Beatriz Fiúza.
Acompanhamento
A FCecon oferece o acompanhamento nutricional aos pacientes em consultas no Ambulatório, a aqueles que estão internados nas enfermarias adulto e pediátrica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo a gerente de Nutrição da FCecon, nutricionista Bárbara Abrahim, o acompanhamento é feito nos casos em que o câncer afetou, de alguma forma, os níveis nutricionais do paciente ou aqueles que estão impossibilitados de comer pelos métodos naturais e fazem uso de sonda alimentar.
Para marcar uma consulta com um nutricionista da FCecon, é preciso ser paciente da unidade e ter um encaminhamento de um profissional da equipe multiprofissional da Fundação, sejam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas.
Com o encaminhamento e o cartão de paciente FCecon em mãos, é preciso se dirigir até o balcão do Serviço de Atendimento Médico Estatístico (Same), no salão principal do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, para agendar a consulta.