Entre os produtos mais vendidos estiveram biojoias, acessórios de moda, artigos indígenas, itens de decoração e alimentos regionais

Foto: Jamille Silva/Setemp
A 20ª edição da Mostra de Artesanato e Economia Solidária, evento tradicional durante o Festival Folclórico de Parintins, superou as expectativas e consolidou-se como uma das maiores vitrines de empreendedorismo criativo do Amazonas. De acordo com balanço dos três primeiros dias da exposição, mais de 18 mil pessoas visitaram os estandes e movimentaram mais de R$ 750 mil em vendas, beneficiando cerca de 70 artesãos.
A Mostra é promovida pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). De acordo com balanço dos três primeiros dias, mais de 18 mil pessoas passaram pelos estandes instalados no Turistódromo, entre turistas nacionais e internacionais, moradores locais e visitantes de municípios vizinhos.

Foto: Jamille Silva/Setemp
A movimentação de compras já resultou em um volume de vendas que ultrapassou os R$ 750 mil, beneficiando diretamente mais de 70 artesãos e empreendedores solidários dos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá, cadastrados no Programa do Artesanato Amazonense e no Programa Economia Solidária do Amazonas, selecionados por meio de curadoria.
O secretário executivo da Setemp, Henry Vieira, celebrou os resultados e destacou a importância do evento como instrumento de geração de renda e valorização da cultura local. “A cada ano, o Governo do Amazonas fortalece a Mostra como espaço de oportunidades, onde o talento dos nossos artesãos e empreendedores solidários se transforma em negócios. O público reconhece e valoriza esse trabalho, que é feito com identidade, criatividade e tradição”, ressaltou.


Foto: Jamille Silva/Setemp
Entre os produtos mais vendidos estão biojoias, acessórios com temáticas dos bois Caprichoso e Garantido, artigos indígenas, itens de decoração e alimentos regionais. A presença de visitantes internacionais também surpreendeu os expositores, refletindo o alcance crescente do festival no circuito cultural e turístico global.
Além das vendas diretas, a Mostra também promoveu, em parceria com o Sebrae-AM, workshops e rodas de conversa. Os visitantes são recebidos em um espaço temático sensorial até o dia 29 de junho, último dia do Festival de Parintins, com atrações culturais no palco montado no evento.