Projeto coordenado pela Sema, com apoio do Sebrae e Coca-Cola Brasil, fortalece práticas sustentáveis e gera renda local

Foto: Bruno Mello/Sema

A quarta edição do “Recicla, Galera” no Festival de Parintins encerrou com um marco expressivo: 10.032,3 quilos de resíduos recicláveis coletados e encaminhados para a reciclagem. O volume corresponde ao esforço conjunto de uma semana de mobilização, que envolveu torcedores e catadores.

O projeto é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema Coca-Cola Brasil. A iniciativa busca ampliar a consciência ambiental, incentivar o descarte correto de recicláveis e contribuir com a geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

A meta estabelecida para 2025 era superar os 9.180,48 quilos alcançados na edição anterior do “Recicla, Galera”. O objetivo foi ultrapassado em 9,2%, impulsionado pela adesão às tecnologias e pelo envolvimento popular na disputa de reciclagem.

Foto: Bruno Mello/Sema

“A gente colocou uma meta bem alta, com boa metodologia para ter resíduos mais limpos. E conseguimos mais de 10 toneladas de resíduos reciclados somente nesse período. A gente está muito feliz, e eu quero parabenizar cada um dos que participou, que se envolveu, que se engajou. Não só pela disputa, mas por esse despertar, essa sensibilização de cuidar do meio ambiente e fazer do Festival de Parintins, também, o mais sustentável do mundo”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Resultados

O “Recicla, Galera” teve como ponto principal o Espaço Sustentável, instalado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins. O local funcionou, de 23 a 29 de junho, como ponto de entrega de recicláveis e triagem de resíduos.

No Espaço, seis máquinas coletoras de recicláveis foram instaladas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, por meio do projeto “Consciência Limpa: Recicla, Amazônia”.

Foto: Bruno Mello/Sema

Para engajar a população, torcedores que destinassem latinhas ou garrafas PET pelas máquinas poderiam ajudar o Caprichoso ou o Garantido na competição de reciclagem e, ainda, trocar seus resíduos por brindes exclusivos do seu bumbá. A estratégia foi essencial para melhorar a qualidade do resíduo que chega para a Ascalpin.

“O ‘Recicla, Galera’ é uma ação que conecta todos os pilares do ESG. Com tecnologia, retiramos toneladas de resíduos do descarte incorreto e garantimos que catadores tenham acesso a materiais de maior valor, aumentando sua renda. É gratificante fazer parte dessa transformação”, disse Fernando Lindoso, representante da Ambipar Environmental, responsável pelas máquinas.

Como resultado, houve crescimento expressivo na coleta de latinhas e metais, que atingiu 1.415,9 quilos, resultando em um aumento de 24,3% em comparação à coleta em 2024. O valor elevado deste resíduo no mercado contribui para ampliar a renda dos catadores envolvidos no projeto.

Foto: Bruno Mello/Sema

A competição de reciclagem continuou dentro do Bumbódromo, nos dias 27, 28 e 29 de junho, envolvendo as galeras, itens 19 de cada boi. Lutando pelo título de Campeão Sustentável do 58º Festival, as torcidas reuniram um total de 596,9 quilos de recicláveis durante as três noites do festival.

Somando o engajamento nas máquinas e nas galeras no Bumbódromo, a disputa de reciclagem entre os bois contabilizou um total de 1.387,36 quilos de materiais recicláveis destinados pelos torcedores. Com 706,94 quilos destinados, a galera azulada venceu a competição pela quarta vez seguida, contra 680,42 quilos destinados pela galera encarnada.

Trabalho em parceria

A Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) é a grande parceira para a realização do “Recicla, Galera”. Nesta edição, o projeto ajudou a gerar renda para 40 famílias, tanto com o auxílio na coleta de resíduos de qualidade como no pagamento de diárias aos envolvidos na iniciativa.

“Já estamos na nossa quarta edição, trabalhando com metas, e, graças a Deus, todo ano a gente consegue alcançar nossos objetivos. É um prazer fazer esse evento acontecer durante o período do festival”, ressaltou a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas.

Neste ano, o “Recicla, Galera” contou novamente com a participação do Sebrae, desta vez, como um dos realizadores, ao lado da Coca-Cola Brasil. “A gente fica muito contente, principalmente, por termos batido a meta. O ‘Recicla’ vai muito além da questão da sustentabilidade: ele alcança outras frentes, permite trazer a perspectiva dos pequenos negócios, gerar renda para o município por meio da Ascalpin, e conquistar um resultado histórico, tanto para Parintins quanto para o Sebrae”, afirmou a chefe do Escritório Regional do Sebrae Parintins, Luane Pedreno.

Para Eduardo Dias, Diretor Sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, a parceria reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e social local. “Quem ganha é a comunidade, que recebe um legado de conscientização sobre o descarte correto e a preservação ambiental. É assim que nós, da Coca-Cola Brasil, reafirmamos nossas ações de apoio na gestão adequada de resíduos, no fortalecimento da cadeia de reciclagem e no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia”, destacou.

Foto: Bruno Mello/Sema

Além dos envolvidos diretamente no projeto, outras frentes de trabalho também são beneficiadas na ilha. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o “Recicla, Galera” contribuiu diretamente para os bons índices do Programa em 2025.

“Em nome da Seas, eu quero agradecer o ‘Recicla, Galera’, pois nós atuamos contra o trabalho infantil e como esse projeto foi importante. Nós não encontramos crianças e adolescentes catando latinhas. O Social agradece. Que esse projeto continue ainda em outros festivais e por outros anos”, pontuou.

A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A GBR Componentes, a Solar Coca-Cola e a Ascalpin também são parceiros da iniciativa.