Atividades contemplam o projeto Superprotetores da Pessoa Idosa e Operação Virtude


Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) esteve em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital) para levar ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa para estudantes de escolas públicas do município.
As ações ocorreram em forma de atividades lúdicas e palestras realizadas em seis escolas, por meio do projeto Superprotetores da Pessoa Idosa e da Operação Virtude. Ambas ações promovem a valorização do envelhecimento e contribuem para a prevenção da violência por meio de atividades educativas e intergeracionais.
“Essas ações reforçam a missão da FUnATI de valorizar aquelas pessoas que tiveram o privilégio do envelhecimento. Por meio dessas palestras realizadas pelas nossas equipes, levamos para as escolas esse manifesto da importância de respeitar e cuidar das pessoas idosas”, afirma o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.
De acordo com a coordenadora de Ensino da FUnATI, Márcia Santoro, as atividades contemplaram metodologias específicas de acordo com as faixas etárias trabalhadas. As ações contaram com o apoio da Prefeitura de Itacoatiara.

FOTO: Julia Maia/FUnATI
“Trabalhamos com crianças de 4 anos até 18 anos, inclusive com Educação de Jovens e Adultos (EJA). As palestras trataram de assuntos como a violência contra a pessoa idosa, conhecer para prevenir”, disse.
Operação nacional
A Operação Virtude é uma operação nacional integrada, de combate aos crimes contra a pessoa idosa com ações de: prevenção, repressão aos crimes, conscientização e atendimento às vítimas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
No Amazonas, a ação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Polícia Militar (PMAM), com demais secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, entidades e órgãos parceiros.
Na operação, a FUnATI tem a missão de levar palestras para escolas da rede pública da capital e interior com intuito de conscientizar a população a sobre a valorização da pessoa idosa e seus direitos.