O fluxo de atendimentos nas unidades de saúde e a realização de transplantes durante a virada do ano também foram destacados pelo governador


Durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (02/01), o governador Wilson Lima destacou as ações de segurança no Réveillon, assim como a redução no número de homicídios na capital e em todo o Amazonas. Ainda de acordo com números apresentados pelo governador, o Amazonas atingiu a meta de redução de homicídios estabelecida pelo Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSP) e prevista para ser alcançada apenas em 2030.
“Os nossos números são muito positivos. Nós tivemos uma redução significativa. Em (dezembro de) 2024, foram registrados 47 homicídios e em dezembro de 2025, foram registrados 20 homicídios (em Manaus). A nossa meta era reduzir a quantidade de homicídios para 16 por 100 mil habitantes até 2030. Nós já atingimos essa meta em 2026, quatro anos antes do estabelecido”, explicou o governador Wilson Lima.
Os dados apresentados pelo governador apontam para uma redução de mais de 57% no número de homicídios em Manaus, no mês de dezembro. No estado todo, a redução em dezembro foi de mais de 36%, levando-se em conta que em 2024, foram registrados 82 homicídios e em 2025 esse número caiu para 52.
Além de ter atingido a taxa de 16 homicídios por 100 mil habitantes, o Amazonas também registrou, em 2025, queda de 32% no número de homicídios. Em todo o ano de 2024, o estado registrou 1.055 homicídios, enquanto em 2025, o registro foi de 709. Na capital, a redução foi ainda maior: 44%. Em 2024, Manaus registrou 671 homicídios, índice que caiu para 372, em 2025.
Saúde

FOTO: Alex Pazuello/Secom | Francisco Mourão/SES-AM | Divulgação/SSP-AM
O governador Wilson Lima também deu destaque ao fluxo de atendimentos nas unidades de saúde durante a virada do ano e aos avanços do Amazonas que, em 2025, consolidou-se como referência em transplantes na região Norte do Brasil.
“Na área da saúde também tivemos números muito positivos, não tivemos superlotação nas nossas unidades de saúde. Resultado desse plano de virada de chave na área da saúde, que estamos implementando há algum tempo. Tivemos números significativos com a realização de transplantes. Somente no dia 31 de dezembro, realizamos seis transplantes, sendo quatro de rim e dois de fígado. Com todos esses avanços, o estado do Amazonas passa a ser o maior centro transplantador da região Norte do Brasil”, declarou o governador.
Outro feito histórico apresentado por Wilson Lima foi a realização de dois transplantes em um único paciente, que recebeu fígado e rim. Todos os seis transplantes foram realizados no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte, e é referência em transplantes renais e hepáticos, além de realizar cirurgias de média e alta complexidades, como o implante coclear.
Desde que retomou os transplantes na rede pública, a partir de junho 2023, com os renais, e em outubro de 2025, com os hepáticos, o Hospital Delphina Aziz já realizou 264 procedimentos. Foram 258 transplantes de rins e seis de fígado. Em apenas dois anos, o hospital público superou 58% dos transplantes realizados ao longo de 16 anos pela rede privada.