22ª edição do programa reúne mais de 40 órgãos estaduais com atendimentos de saúde, cidadania, crédito, cultura e lazer

O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (13/09), a 22ª edição do Governo Presente, realizada na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. A ação, que conta com a participação de mais de 40 secretarias e órgãos estaduais, vai ofertar uma série de serviços gratuitos em áreas essenciais como saúde, cidadania, crédito, habitação, bem-estar e lazer, beneficiando diretamente a população até a próxima sexta-feira (19/09).

“Hoje nós estamos tendo um público recorde, maior do que todos os outros Governos Presentes. E isso aumenta cada vez mais a responsabilidade de continuar trabalhando. Nós começamos a fazer o Governo Presente nos bairros aos sábados, depois ampliamos até quarta-feira, e agora vamos ficar até sexta-feira. Todo mundo vai ser atendido, com prioridade para RG, saúde, castração e vacinação de animais”, afirmou o governador.

Uma das beneficiadas nesta edição foi Janaina Filgueira, 38 anos, manicure, que acessou o programa Crédito Rosa. “Esse apoio abriu minha mente, porque até então, quando a gente entra no negócio, a gente fica meio com medo de como é que a gente vai fazer, como é que a gente vai investir. Eu investi em material para começar, e foi muito importante na minha vida; foi um novo passo que eu dei”, afirmou.

Além do governador, participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; os deputados estaduais Felipe Souza e Adjuto Afonso; e os vereadores Everton Assis, Professora Jacqueline, Rosivaldo Cordovil, Alllan Campelo, Diego Afonso e Saimon Bessa.

Somente na última edição, realizada no bairro Compensa, zona oeste, o programa registrou 5,3 mil atendimentos em um único dia, evidenciando a dimensão e a importância da estratégia de descentralizar serviços do Governo do Amazonas e levá-los para dentro das comunidades. Com resultados expressivos, a iniciativa já se consolidou como uma das principais políticas sociais do Estado, aproximando o cidadão do atendimento público de forma prática, ágil e resolutiva.

Entre as novidades desta edição está a entrega de 520 pacotes de absorventes do Programa Dignidade Menstrual, sendo parte destinada à escola e parte voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Principais serviços

Saúde: consultas médicas presenciais, teleconsultas em especialidades, exames de mamografia e ultrassonografia, aferição de pressão e glicemia, testagem rápida para ISTs, além de serviços do Castramóvel.

Cidadania e documentos: emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional, regularização de CPF, apoio jurídico, social e psicológico, entrega de cestas básicas e emissão de declarações de hipossuficiência.

Empreendedorismo e crédito: linhas de financiamento social e renegociação de dívidas com a Afeam e FPS, programa Crédito Rosa, curso Padaria Artesanal, além de renegociação habitacional e pré-cadastro no programa Amazonas Meu Lar.

Bem-estar, cultura e lazer: fisioterapia e triagem de saúde, atividades culturais e recreativas, feira de economia criativa, serviços de beleza e massagem, programas esportivos e campanhas educativas.

Outros serviços: feira de produtos regionais e entrega de pescado, recadastramento previdenciário, orientação ao consumidor pelo Procon, intermediação de mão de obra, máquinas purificadoras de água e ações educativas da Defesa Civil.