Novo prédio amplia estrutura e reforça compromisso com a segurança alimentar no Amazonas

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta quarta-feira (10/09), a unidade do restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus. O restaurante popular passa a funcionar em um novo prédio, localizado na rua dos Caldeus, nº 2, garantindo mais conforto e uma localização estratégica para atender à população em situação de vulnerabilidade.

“Em 2019, nós tínhamos apenas sete restaurantes populares, todos em Manaus. Hoje, são 44 em todo o Estado. Aqui, no Novo Israel, estamos entregando uma estrutura melhor, mais confortável e em um local estratégico, garantindo não só a segurança alimentar, mas também a segurança nutricional, com acompanhamento de nutricionistas e alimentos de qualidade para quem mais precisa”, destacou o governador Wilson Lima.

A reinauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, da deputada estadual Alessandra Campelo e dos vereadores Allan Campelo e Diego Afonso. Também participaram a secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Kely Patrícia, e técnicos da Seas.

Zilma Bezerra, de 45 anos, trabalhadora informal, frequenta o restaurante com o marido. O casal complementa a renda vendendo dindins e destacou a importância do espaço para a população. “Eu acho maravilhoso porque é comida boa, gostosa, é tudo organizado, eu como sempre. Muitas vezes as pessoas não têm [emprego] como eu, estou sem trabalhar. Pegamos 1 real e almoçamos. Ficamos satisfeitos”, declarou Zilma.

Estrutura

O novo espaço recebeu serviços de limpeza, pintura, iluminação e sinalização. A reforma amplia a comodidade dos usuários e garante condições adequadas para o funcionamento diário do restaurante popular, que se tornou referência na zona norte da capital.

Desde 2022, a unidade do Novo Israel já serviu 704.575 refeições. Além da alimentação, o espaço desenvolve palestras, oficinas e atividades educativas, incluindo o “Cantinho da Leitura”, que aproxima a comunidade de temas ligados à cidadania, saúde e bem-estar.

Programa Prato Cheio

O Prato Cheio é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Quando o governador Wilson Lima assumiu o governo, Manaus contava com apenas sete restaurantes populares. Hoje, o programa alcança 44 unidades em funcionamento, sendo 18 na capital e 26 no interior.

Entre janeiro de 2019 e setembro de 2025, foram servidas 17,9 milhões de refeições em todas as unidades do Amazonas, sendo 10,6 milhões na capital e 7,3 milhões no interior. O resultado reforça o alcance do programa e o impacto direto na vida das famílias em situação de vulnerabilidade.

O serviço funciona em duas frentes: nos restaurantes populares, o almoço é servido a R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; e nas cozinhas populares, a sopa é distribuída gratuitamente em porções de um litro por pessoa, de segunda a sábado, no mesmo horário.

Esse modelo garante acesso diário à alimentação adequada para pessoas em extrema pobreza, baixa renda, desempregadas, pessoas com deficiência ou em situação de rua. Além disso, os espaços se consolidam como locais de integração social, com palestras e oficinas que abordam prevenção de doenças, cuidados nutricionais e práticas de bem-estar.

Com a reinauguração do restaurante popular do Novo Israel, o Governo do Amazonas reforça o compromisso com a ampliação da rede de segurança alimentar no Estado, assegurando não apenas refeições, mas também dignidade, cidadania e oportunidades de desenvolvimento social para a população.