Meta é reduzir o tempo de espera de pacientes do SUS; Expectativa é realizar 12 mil cirurgias até dezembro de 2025

Foto: Arthur Castro/ Secom
O maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no estado iniciou, nesta segunda-feira (20/10), e vai beneficiar pacientes que aguardam pelo procedimento na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso aos atendimentos, as pessoas precisam estar com os dados do encaminhamento médico cadastrados no Sistema de Regulação (Sisreg). O governador Wilson Lima deu início, hoje, ao serviço que faz parte do programa Opera+ Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A meta é realizar 12 mil cirurgias de cataratas até dezembro de 2025. Os pacientes que estão na fila do SUS para o procedimento estão sendo convocados pelo programa Saúde AM Digital, via mensagem de WhatsApp. O número oficial utilizado é (92) 3190-1504, e a mensagem é enviada pela assistente virtual do programa.
Na mensagem, o paciente recebe todas as informações necessárias, como data e horário da consulta pré-operatória, local de atendimento e documentos que devem ser apresentados.
As pessoas interessadas em participar do mutirão de cirurgias de catarata devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar a inserção dos dados no Sistema de Regulação (Sisreg) e informar o interesse em participar da ação.

Foto: Arthur Castro/ Secom
Caso o paciente já possua encaminhamento médico, é necessário ir até a UBS e solicitar que o documento seja inserido no SISREG. Se o encaminhamento para consulta ou cirurgia de catarata já estiver cadastrado no sistema, o paciente deve apenas aguardar o contato da assistente virtual, que enviará as orientações sobre as próximas etapas do processo.
Realização das cirurgias
As cirurgias são feitas em cinco unidades credenciadas pela SES-AM:Hospital Delphina Aziz, Clínica Dr. João Neto, Oftalcenter, Oculistas Associados de Manaus e Ultrassom de Olhos. A meta é realizar, em média, 180 cirurgias por dia, utilizando toda a capacidade instalada da rede estadual, inclusive em horários ampliados, fins de semana e feriados. Após o procedimento, o paciente recebe orientações médicas específicas sobre o pós-operatório, além da data do retorno para reavaliação.
Primeiros atendimentos
Os primeiros atendimentos aconteceram no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, nesta segunda-feira. Durante essa etapa, os pacientes passaram por consulta médica, exames oftalmológicos e avaliação clínica. Aqueles que foram considerados aptos à cirurgia já saíram do local com o encaminhamento para uma das clínicas credenciadas.

Foto: Arthur Castro/ Secom
“O complexo regulador entrou em contato através da nossa assistente virtual com todos os pacientes que já estavam no sistema. Como são 12 mil cirurgias até dezembro, nós também abrimos para demanda espontânea, para que as pessoas que tivessem um encaminhamento, mas não estivessem no sistema de regulação, também pudessem ser atendidas pela nossa equipe”, explicou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Opera+ Amazonas
O mutirão oftalmológico é uma das principais frentes do Opera+ Amazonas, programa lançado em junho pelo governador Wilson Lima para ampliar a oferta de cirurgias eletivas em todo o estado. Desde o início de 2025, o programa já garantiu mais de 230 mil procedimentos realizados, 26,2 mil deles apenas nos últimos quatro meses. A meta global é atingir 40 mil cirurgias adicionais até dezembro.
Em relação às cirurgias oftalmológicas, o estado também registra avanços expressivos: 28.406 procedimentos de catarata foram feitos entre 2024 e julho de 2025, sendo 25.914 em Manaus, resultado do esforço de interiorização dos serviços e do fortalecimento da rede estadual.