As ações fazem parte da campanha Janeiro Branco e envolvem cuidado, orientação e prevenção

FOTO: João Carlos Moraes/Sedurb
O Governo do Amazonas está promovendo neste mês, como parte da campanha Janeiro Branco, uma série de ações voltadas aos colaboradores que atuam no Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus. A campanha, que chama a atenção para a Saúde Mental, inclui ações de cuidado, orientação e prevenção.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosai abrange obras de saneamento básico, habitação, urbanização, além de reflorestamento. O coordenador do Prosai Parintins, Leonardo Normando, enfatiza a importância das ações.
“Temos uma preocupação muito grande em relação à saúde mental e procuramos, com essas ações, chamar a atenção para o cuidado permanente, orientando a buscar ajuda sempre que necessário. Para nós, é de grande relevância acolher nossos colaboradores, garantindo que desenvolvam suas atividades com segurança e com equilíbrio entre mente e corpo saudáveis”, afirmou.
Este ano, a campanha Janeiro Branco traz como eixo temático “Paz, Equilíbrio, Saúde Mental”. De acordo com a gerente social de Reassentamento do Prosai Parintins, Socorro Alves, além da campanha, o programa mantém ações contínuas de cuidado com os trabalhadores.
“Diariamente, são realizadas reuniões por meio do DDS (Diálogo Diário de Segurança), abordando temas como segurança do trabalho, bem-estar e qualidade de vida nos canteiros de obras”, reforçou.


No âmbito do Prosai Parintins, as ações do Janeiro Branco incluíram a divulgação de materiais informativos, mensagens de sensibilização e a realização de palestras educativas. Parte das atividades aconteceu no canteiro da Construtora Avanço S.A., executora das obras.
Um dos destaques da programação foi a palestra com o tema “Conscientização da Saúde Mental”, na sexta-feira (23/01), que contou com a participação da equipe do Prosai Parintins, em parceria com a Prefeitura do município, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Adolfo Lourido (CAPS II) e Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen. Também participou o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Parintins). Durante a atividade, foram abordados temas relacionados à necessidade de colocar a saúde mental no centro das prioridades individuais e coletivas.
A programação também incluiu dinâmicas interativas e momentos de troca de experiências, favorecendo a reflexão, o diálogo e a promoção do cuidado em saúde mental.
Com a mobilização do Janeiro Branco, o Governo do Amazonas, por meio da Serdurb e da UGPE, busca fortalecer um ambiente de trabalho sempre saudável, humanizado e acolhedor, que prioriza a qualidade de vida e o respeito às pessoas.