Foram oferecidos serviços, como saúde, cidadania, lazer, acesso ao crédito, além de distribuição de brinquedos


O clima de alegria e de muita diversão tomou conta da 24ª Edição do Governo Presente, realizada no sábado (11/10), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. A Edição Especial do Dia das Crianças bateu recorde de público, com mais de 11,1 mil atendimentos em diversos serviços, como saúde, cidadania, lazer e acesso ao crédito. O Governo do Estado distribuiu 3 mil brinquedos para as crianças, que puderam assistir à apresentação de um espetáculo infantil.
Parte dos serviços oferecidos no sábado serão estendidos até quarta-feira (15/10). São eles: atendimentos de saúde, emissão de documentos e castração de animais.
Coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade de Gestão Integrada (UGI), Casa Civil e com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), a ação reuniu serviços de 36 secretarias e órgãos estaduais.
O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou que o objetivo da campanha é aproximar a população dos serviços públicos oferecidos pelo governo. “Com o programa Governo Presente, as pessoas têm a oportunidade de ser atendidas também aos sábados. A 24ª edição foi ainda especial em comemoração ao Dia das Crianças, porque proporcionamos diversas atividades para elas”, disse.
A dona de casa Vitória Barros dos Santos, de 20 anos, aproveitou a oportunidade para renovar sua carteira de identidade, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Além disso, sua filha foi presenteada por meio da campanha Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos, realizada em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
“Gostei bastante da ação, fui muito bem atendida. Aproveitei para renovar a identidade, já que eu não estava conseguindo durante a semana, e minha filha ainda ganhou brinquedos”, contou.
O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da SSP-AM, realizou 669 atendimentos entre emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Para a autônoma Giselle Ferreira, de 30 anos, o Governo Presente é uma iniciativa muito importante para a população. Ela contou que já é a segunda vez que leva seu pet para ser atendido pelo Castramóvel, da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).
“É a segunda vez que participo da ação. Na primeira, eu consegui castrar minha cachorrinha e, agora, ela recebeu a vacina antiviral, que protege contra várias doenças. Gostei muito do serviço, principalmente por ser gratuito. Se fosse em um veterinário particular, teria que pagar cerca de R$ 90”, afirmou

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
A Sepet, por meio do Castramóvel, fez 419 atendimentos, incluindo agendamentos e castrações solidárias, além de aplicação de vacinas virais em cães e gatos.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) prestou 1,6 mil atendimentos, sendo consulta médica presencial com oftalmologista, atendimentos por Telessaúde com cardiologista, ginecologista e ortopedista, aferição da pressão arterial e testes glicêmicos. A SES-AM efetuou também de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, tireoide, próstata (via abdominal), aparelho urinário, transvaginal e pélvica, ofertados pela Carreta da Saúde.
A FVS-RCP promoveu ações de orientações de saúde e atividades educativas voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde. Foram realizados 91 atendimentos de triagem e 364 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também houve a distribuição de insumos estratégicos, sendo 14.200 preservativos externos, 4.000 géis lubrificantes, 400 ventarolas, e 120 autotestes.
Cidadania e educação
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) fez 1,6 mil atendimentos durante a ação. Entre os serviços oferecidos, a emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF), concessão de linhas de crédito por meio do projeto Empreender no Envelhecer, além de apoio psicológico, social e jurídico, prestados pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) e um momento de diversão e lazer para crianças pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca).
A programação também contou com a entrega de 100 kits bebê e mil cestas de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo dignidade às mães e segurança alimentar às famílias beneficiadas.
A Secretaria de Educação e Desporto Escolar realizou 198 atendimentos de agendamentos para o Provão Eletrônico, serviços de Ouvidoria e orientações sobre programas como Busca Ativa e Pé de Meia.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 1.797 atendimentos. Na ocasião, a população teve acesso a serviços de habilitação, marcação de prova de legislação e direção, licenciamento anual, captura de imagem e biometria, transferência de propriedade, alteração de característica de veículo, emissão de CRLV-e de taxa de serviços veiculares, segunda via de CRV, renovação de CNH, entre outros.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcd) realizou mais de 40 atendimentos com orientações sobre o programa Mais Crédito Inclusão, para incentivar o empreendedorismo de pessoas com deficiência. Além disso, realizou solicitações para emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência (CIPCD), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal. Também orientou sobre o processo de solicitação de doação de cadeiras de rodas.
Empreendedorismo e Crédito
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) atendeu com ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com a realização de liquidações e renegociações, oferecendo flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) prestou serviços de orientação e cadastro a mulheres empreendedoras, com ênfase no programa Crédito Rosa, 266 atendimentos psicossocial e entregou 200 kits de absorventes, por meio do programa Dignidade Menstrual.
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou 94 atendimentos. Entre os serviços oferecidos, cadastros e atualizações do programa Amazonas Meu Lar, maior iniciativa habitacional do Estado; atendimento para renegociação de dívidas habitacionais por meio do Refis 2025, que concede até 100% de desconto sobre juros e multas; e emissão de boletos, consultas processuais, entrega de termos de quitação e orientações gerais sobre programas e serviços da instituição.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) prestou atendimentos para regularização fundiária. Entre as ações, orientações sobre a documentação necessária para regularização, abertura de novos processos de titulação, consulta e acompanhamento de pedidos em andamento, além da facilitação do acesso ao título definitivo de propriedade.
Bem-estar e Lazer

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizou atendimento ao público com informações sobre os Programas de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e RespirAR. Além disso, a Sedel ofertou atendimento ambulatorial de fisioterapia para pessoas com dor de origem ortopédica em geral, com uso de ventosa, liberação miofascial, alongamentos e eletroterapia. Também fez triagem para atendimentos com fisioterapeutas, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria. Na ocasião, realizou inscrição no Projeto +Futevôlei Amazonas, na modalidade de Futevôlei (Polo Canaranas).
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) registrou 338 atendimentos com serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, esmaltação e massoterapia.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) proporcionou atividades recreativas e lúdicas. A programação contou com o projeto Mania de Ler, apresentações da trupe de palhaços, recreação infantil e atração musical, garantindo um dia de diversão e alegria para centenas de crianças da comunidade.
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) fez panfletagem sobre os serviços do órgão. Também levou a campanha educativa para o envelhecimento saudável, pelos Mascotes da FUnATI, realizou 65 exames de retinografia, 52 de quiropraxia e também 44 avaliação nutricional.
Outros serviços
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou a entrega de 9 toneladas de tambaqui ruelo, adquiridos junto ao Programa de Assistência Familiar (PAF) beneficiando cerca de 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social da zona norte da cidade. Além disso, esteve presente com a Feira de Produtos Regionais, comercializando hortifrúti, hortaliças, laticínios e café regional.
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira Digital de Trabalho, deu orientações sobre o mercado de trabalho e prestou informações sobre o seguro-desemprego.
A Controladoria Geral do Estado (CGE-AM) ofereceu serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (ouvidoria e acesso à informação), com apoio à equipe de acolhimento, orientação aos cidadãos e intermediação junto às unidades gestoras para assegurar o atendimento necessário.
A Amazonprev realizou atendimentos de consulta de pendências no recadastramento, emissão de contracheques e cédula C, orientações sobre aposentadoria e pensão, além do acompanhamento de processos individuais. A equipe também prestou apoio para acesso ao Portal do Segurado e promoção de ações de educação previdenciária, incluindo uma mesa integrativa com foco no desenvolvimento cognitivo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ofereceu serviços informativos sobre prevenção, combate a incêndio e controle de pânico, atendimento pré-hospitalar e a prática de descida na tirolesa.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) levou 3 máquinas purificadoras e mais 3.900 copos de 200ml com água tratada.
Ações estendidas
A Carreta da saúde continuará os atendimentos durante a semana. De segunda-feira (13/10) a quarta-feira (15/10), a partir das 8h às 12h, serão ofertados atendimentos para consultas, exames de ultrassonografia, mamografia, aferição de pressão e glicemia.
A Sejusc seguirá com atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual, da Receita Federal, que faz a regularização do CPF.
A SSP continua com o serviço de agendamento e emissão da CIN.
A Sepet, por sua vez, também estenderá os atendimentos durante a semana. Serão realizados agendamentos, castrações e vacinações virais.